Internacional Titulo
Vice-presidente: iraquianos serão contrários a toda ‘agressão’
Da AFP
25/11/2002 | 19:59
Compartilhar notícia


Os iraquianos irão se opor "à toda agressão sem justificativa" dos americanos, declarou nesta segunda-feira o vice-presidente do Iraque, Taha Yasin Ramadan, no dia da chegada da primeira equipe de inspetores de desarmamento da ONU em Bagdá.

"Confiamos na sólida determinação de nosso povo para se opor a qualquer agressão sem justificativa dos imperialistas americanos", disse Ramadan para uma delegação do comitê nacional jordaniano para a defesa do Iraque.

Essas declarações, citadas pela agência oficial iraquiana INA, ocorrem na chegada dos primeiros inspetores da ONU a Bagdá, onde irão avaliar se o Iraque mantém armamento de destruição em massa.

"Cooperando com a resolução 1441 do Conselho de Segurança da ONU, o Iraque resolveu revelar ao mundo inteiro o diabólico complô dos Estados Unidos", acrescentou Ramadan ao se referir à resolução da ONU, que restabelece as inspeções da ONU interrompidas há quatro anos.

Segundo o vice-presidente, os Estados Unidos "tentam estender sua hegemonia na região e defender os interesses dos israelenses, e não debater sobre as supostas armas de destruição em massa".

O governo de Bagdá garante que não tem armas nucleares, químicas ou bacteriológicas, como afirma Washington, que ameaça utilizar a força para "desarmar" o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;