Internacional Titulo
Próximo século será sem paz e com pobreza, diz Arias
Do Diário do Grande ABC
01/02/1999 | 14:38
Compartilhar notícia


O ex-presidente da Costa Rica e prêmio Nobel da Paz de 1987, Oscar Arias, disse que o próximo século será "sem paz e com altos índices de analfabetismo e pobreza".

Durante sua participaçao no Forum dos Estados do Mundo, na cidade mexicana de Monterrey, Arias denunciou que os Estados Unidos "tenham 45% do comércio de armas no mundo e que 90% destas sao destinadas aos países pobres".

Perante 2.000 estudantes de diversos países, Arias assinalou que "os inimigos da paz sao a fome, o analfabetismo, a degradaçao do meio ambiente, a pobreza e a desigualdade". Atualmente, no mundo, "1,3 bilhao de pessoas sobrevivem com um dólar por dia, existem 1 bilhao de analfabetos, dos quais 70% sao mulheres", e "apenas três indivíduos dos mais ricos do mundo têm entre suas posses uma quantidade igual ao PIB dos 48 países mais pobres do mundo", explicou Arias.

Para fundamentar sua posiçao, Arias explicou que "450 pessoas têm mais dinheiro do que 55% da populaçao do mundo", que "os europeus gastam anualmente em sorvetes 12 bilhoes de dólares e os americanos 8 bilhoes em cosméticos, com os quais se poderia erradicar o analfabetismo dentro de quatro ou cinco anos".

Arias afirmou que sao esperadas grandes migraçoes no próximo século e que entre os problemas figura "o fechamento de fronteiras", o que pode provocar "novas guerras".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;