Internacional Titulo
Senado canadense defende a legalização da maconha
Da AFP
04/09/2002 | 15:33
Compartilhar notícia


Uma comissão especial do Senado canadense recomendou nesta quarta-feira ao governo federal a legalização da venda e uso de cannabis (maconha), uma medida criticada pelos Estados Unidos.

Ao anunciar os trabalhos de sua comissão, o presidente da mesma, Pierre Nolin, declarou aos jornalistas: "As evidências científicas indicam que a cannabis é muito menos nociva que o álcool e deve ser tratada como um tema social e de saúde pública, não um tema criminal".

Nolin afirmou ainda que sua comissão "não apóia o uso de cannabis para consumo recreativo" e acrescentou que a questão deve ser tratada como "uma opção pessoal, que não deve estar sujeita a punições criminais".

O uso e venda de cannabis, ou maconha, devem ser "regulados pelo Estado como se faz com o vinho ou a cerveja. Por isso nossa preferência pela legalização, ao invés da discriminação".

Porém, devem existir restrições à distribuição da maconha, segundo as propostas da comissão.

A venda e uso por indivíduos menores de 16 anos serão proibidos, assim como a venda para visitantes estrangeiros.

A proibição para pessoas que não moram em território canadense, segundo os integrantes da comissão, tem como objetivo acabar com os temores dos Estados Unidos de que os americanos viajem até o Canadá para comprar maconha e depois contrabandeá-la em seu país.

Por outro lado, apesar do Senado e a comissão especial terem maioria de membros do partido oficial Liberal, não existem garantias de que as recomendações serão adotadas pelo governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;