Internacional Titulo
Putin destitui filha de Yeltsin do Kremlin
Do Diário do Grande ABC
03/01/2000 | 15:30
Compartilhar notícia


Em uma açao carregada de simbolismo, o presidente interino Vladimir Putin destituiu nesta segunda a filha de Boris Yeltsin, Tatyana Dyachenko, de seu cargo no Kremlim.

A demissao tem o claro propósito de enviar uma mensagem ao público russo de que o presidente interino deseja cortar os laços com o governo de Yeltsin, que transcorreu seus últimos meses em meio a escândalos de corrupçao.

Tatyana Dyachenko tornou-se uma controvertida figura da política russa e foi considerada uma poderosa influência sobre seu pai. Ela e sua irma, Yelena Okulova, vêm sendo investigadas por promotores suíços e russos pelo suposto envolvimento em casos de suborno nos altos círculos do governo.

Putin, favorito para as eleiçoes presidenciais de 26 de março, prometeu combater a corrupçao no governo. A destituiçao de Dyachenko provavelmente agradará os eleitores, frustrados com a família Yeltsin nos últimos anos devido às acusaçoes de que teriam vínculos com magnatas corruptos.

O presidente interino e primeiro-ministro provocou controvérsia ao conceder a Yeltsin imunidade de investigaçao judicial, logo depois deste ter renunciado ao cargo e o nomeado interinamente para seu lugar. O decreto de imunidade, embora proteja Yeltsin, nao inclui sua família.

A destituiçao de Dyachenko parece ser a primeira adotada por Putin desde que assumiu o poder. Ela trabalhava oficialmente como 'assessora de imagem`` pública de Yeltsin, uma posiçao desconhecida que lhe deu um escritório no Kremlin, acesso a seu pai em condiçao oficial e uma grande dose de influência no Kremlin.

O verdadeiro papel de Dyachenko nunca foi esclarecido. Escapava da atençao pública, mas foi persistentemente relacionada pela imprensa a vários poderosos magnatas acusados de usar sua riqueza e conglomerados de meios de comunicaçao para tentar manipular a política do governo e adquirir empresas privatizadas.

Os promotores russos investigam se Dyachenko, junto a funcionários do Kremlin e familiares de Yeltsin, receberam propinas de uma empresa suíça, a Mabetex, que obteve lucrativos contratos de construçao do governo russo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;