Internacional Titulo
Endeavour já cartografou mais da metade da Terra
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 15:35
Compartilhar notícia


O Endeavour já cartografou mais da metade da superfície terrestre e os cientistas estao otimistas com os primeiros resultados recolhidos, informou esta terça-feira a Nasa.

Na manha desta terça-feira, o Endeavour já tinha sobrevoado e cartografado uma superfície equivalente à da Africa, Austrália e o continente americano, a uma velocidade de 100 mil km2 por minuto.

Os cientistas, que analisaram uma parte dos mapas enviados à Terra, estao animados com os dados recolhidos pelos radares do transportador.

``Depois de apenas três dias de vôo, a missao triplicou a quantidade de dados topográficos disponíveis no mundo', informou o Centro Espacial Johnson em Houston, no Texas.

``As imagens de baixa definiçao tratadas até agora mostram características topográficas que eram muito difícil de detectar nos mapas atuais'.

Com seis astronautas a bordo, Endeavour leva 14,5 toneladas de equipamento de radar para esta missao consagrada a realizar um mapa de três dimensoes da superfície da Terra para o Departamento de Defesa americano.

A data prevista para o regresso da Endeavour é 22 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;