Internacional Titulo
Atentados contra os EUA completam seis meses
Do Diário OnLine
11/03/2002 | 14:43
Compartilhar notícia


Os atentados terroristas que mudaram a história dos Estados Unidos, e do mundo, completam seis meses nesta segunda-feira. Na manhã de 11 de setembro de 2001, três aviões comerciais foram desviados de suas rotas e atirados contra as torres gêmeas do World Trade Center (Nova York) e contra o Pentágono (Washington). Um quarto avião comercial, também seqüestrado, caiu em uma área rural na Pensillvânia.

Nova York será o principal palco de cerimônias em memória das 2.830 vítimas dos atentados. Às 8h46 (local, 10h46 em Brasília), hora em que o primeiro avião seqüestrado atingiu a primeira das torres do WTC, o prefeito Michael Bloomberg realizou um minuto de silêncio ao lado de familiares das vítimas, em Battery Park (Sul de Manhattan, nas proximidades do local onde ficava o WTC).

Uma oficial de polícia de Nova York cantou o hino norte-americano, dando início à homenagem. Após o hino, Bloomberg afirmou que os atentados mostraram como os norte-americanos são “fortes”. O prefeito realizou o discurso na frente da esfera de bronze que ficava exposta na praça das torres gêmeas. A esfera, que resistiu ao soterramento com algumas marcas, "pode estar danificada, mas nossa crença nos princípios que representam estão mais firmes", afirmou Bloomberg.

A escultura, que pesa 2 toneladas, foi criada em 1971 pelo artista alemão Fritz Koenig para homenagear a paz através do comércio mundial. Ela é “uma inspiração para os EUA e símbolo de Nova York”, disse o prefeito.

O prefeito da cidade declarou que os EUA continuaram difundindo seus “princípios de liberdade” pelo mundo, até que “todas as pessoas tenham direito de escolher sua religião”.

Às 9h03 (local, 11h03), hora em que o segundo avião atingiu a segunda torre, o governador de NY, George Pataki, e o ex-prefeito Rudolph Giuliani comandaram outro minuto de silêncio. Após a homenagem, um sino soou, lembrando a morte de 343 bombeiros no desabamento das torres. Bloomberg terminou a cerimônia pedindo que as pessoas “nunca se esqueçam” dos atentados.

O dia que marca os seis meses do atentado ainda terá uma cerimônia no final da tarde. Duas faixas paralelas de luz serão acesas em terreno baldio vizinho ao World Trade Center, devolvendo ao 'skyline' de Nova York a silhueta dos prédios que já foram os mais altos da ilha de Manhattan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;