Internacional Titulo
Prodi comemora aumento da UE como contraponto aos EUA
Da AFP
30/04/2004 | 20:17
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, comemorou nesta sexta-feira a entrada de dez novos países na UE (União Européia). Para ele, o fortalecimento do bloco europeu é a única forma de contrapor a hegemonia americana no mundo.

“Na nova ordem mundial, dominada por uma única superpotência e pela dinâmica da globalização, nosso futuro depende de nossa capacidade para permanecer unidos. Apenas seremos capazes de manter e desenvolver nossa independência no mundo, nossos valores e nosso modelo de desenvolvimento econômico, político e social se estivermos unidos”, discursou. Prodi participou da comemoração na fronteira da Itália com a Eslovênia, um dos novos países do bloco.

“A ampliação de hoje é a quinta e a maior da história da União Européia. Estou convencido de que não será a última”, declarou. Com esta ampliação, o número de integrantes da União Européia chegou a 25.

“É importante que a árvore da integração estenda hoje seus galhos por esta praça que durante tantos anos foi um triste símbolo da divisão e do ódio entre irmãos e irmãs da Europa”, continuou Prodi, no centro da cidade de Nova Górica/Gorizia — dividida entre Itália e Eslovênia após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A cidade de Gorizia, que era italiana, ficou dividida entre os dois países pelo tratado de paz de Paris em 1947, que entregou a maior parte para a Itália e parte da periferia para a ex-Iugoslávia, então membro do bloco comunista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;