Cultura & Lazer Titulo
A febre do pied
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
18/04/2010 | 07:57
Compartilhar notícia


Pé-de-galinha geralmente é um dos termos que mais causam arrepio entre as mulheres. Mas quando se refere a uma tendência de moda, o quadro muda. E na coleção outono-inverno essa realidade não é diferente: o pied-de-poule e pied-de-coq (termos franceses que significam pé-de-galinha e pé-de-galo, respectivamente) serão as padronagens mais vistas nas estações mais frias do ano.

E não são apenas as peças de roupa que receberão este desenho, usualmente nas cores preto e branco. Meia-calça, chapéus, sapatos, lenços e outros acessórios também foram contaminados pela febre dos pieds.

A consultora de moda Mariana Rocha explica que o desenho recebe o nome de padronagem - e não de estampa - porque são tecidos feitos pelo entrelaçamento de fios, o que forma uma espécie de xadrez. "É considerado um clássico da moda, que surge geralmente no inverno, já que a padronagem mais comum é confeccionada em tecidos de lã. Não é a primeira vez que os pieds aparecem e, certamente, sempre voltam", prevê.

A especialista atribui o desenho como o preferido dos estilistas atualmente - apareceu na São Paulo Fashion Week nos desfiles da Neon, Glória Coelho e Fause Haten - porque existe uma paixão pelo xadrez e a mistura do preto com branco. "Como quase tudo já foi inventado, os estilistas optam por reinventar o clássico, é uma forma de brincar com o passado." Passado este eternizado pelos grandes nomes da moda, como os inesquecíveis estilistas Gabrielle Coco Chanel e Christian Dior, no século 20.

COMBINAÇÕES
Por ser um tecido mais quente - com variações que se diferenciam apenas pelo tamanho dos pés -, a professora de estilo da Sigbol Fashion Monalisa Aparecida Gonçalves Martins indica que sejam usados, principalmente, em casacos. "É uma padronagem que pode ser combinada com peças brancas, off-white, bege, amarelo, rosé, violeta, cinza e preto ", acrescenta.

Segundo ela, por ter um desenho inicialmente masculino, os tons devem ficar mais femininos com o rosa, vermelho e violeta, por exemplo. "Se combinados com peças básicas, criam um look lindo", finaliza a professora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;