Setecidades Titulo Investimento

São Bernardo leva programa Rua Nova ao Jordanópolis

Intervenções para recuperação da malha viária foram anunciadas na manhã deste domingo (12) pelo prefeito Marcelo Lima (Podemos)

12/07/2026 | 15:41
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/PMSBC
FOTO: Divulgação/PMSBC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O programa Minha Rua Nova, considerado a maior iniciativa de recuperação viária da história de São Bernardo, chegou ao bairro Jordanópolis na manhã deste domingo (12). O prefeito Marcelo Lima (Podemos) assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras, contemplando 49 vias da região — o maior número de ruas beneficiadas em um único bairro desde o lançamento do projeto, em janeiro de 2025.

As intervenções incluem a substituição do pavimento asfáltico, reparos em guias e sarjetas, além da implantação de nova sinalização vertical e horizontal.

O investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões também é o mais significativo e atende a uma demanda antiga de moradores, que afirmam aguardar por intervenções robustas para requalificação da malha viária há cerca de 30 anos, já que geralmente eram feitos serviços pontuais, como remendos nas partes danificadas. Além da recuperação de vias, o prefeito anunciou amplo serviço de zeladoria em todo o bairro, como em canteiros centrais e em praças e parques, assim como revisão e manutenção na iluminação pública.

DGABC

“Desde o primeiro dia da nossa gestão, assumimos o compromisso de governar ouvindo os moradores, porque vocês sabem quais são as prioridades do bairro. Aqui, a população pediu recapeamento, porque uma parte do bairro tinha sido beneficiada lá atrás, mas a outra foi deixada de lado. Nós não trabalhamos assim. Vamos entrar aqui e só sairemos quando tudo estiver terminado, nada de fazer pela metade para seguir a outro bairro”, disse o prefeito. “Nosso compromisso é garantir que toda intervenção realizada na cidade tenha uma conclusão de qualidade”, afirmou.

“O Minha Rua Nova nasceu para recuperar vias que há muito tempo aguardavam investimentos, e com este programa estamos levando infraestrutura de qualidade para onde a população mais precisa. Malha viária recuperada, bem sinalizada e iluminada significa trânsito melhor, menos gastos com manutenção nos veículos e para a Prefeitura, valoriza os imóveis e garante mais segurança para todos. Podem ter certeza que seguiremos presentes no bairro para acompanhar todas as intervenções até a conclusão, que deve ser em até 180 dias ”, completou.

O chefe do Executivo lembrou que desde o início do programa mais de 600 ruas foram beneficiadas, em várias regiões de São Bernardo, sempre escolhidas com base em critérios técnicos, entre os quais volume de tráfego, deterioração do pavimento existente e histórico de operação de conservação de pavimentos viários, entre outros pontos. Para tanto, o programa usa tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior.

O prefeito Marcelo Lima reforçou o compromisso da gestão com a qualidade e a continuidade das intervenções na região. “Nosso compromisso é garantir que toda intervenção realizada na cidade tenha uma conclusão de qualidade. Já são mais de 600 ruas transformadas em vias com boas condições para quem mora, trabalha e circula pela região. É assim que estamos cuidando de São Bernardo: acompanhando cada etapa e entregando serviços que melhoram o dia a dia da população”, afirmou.

O evento deste domingo foi acompanhado por secretários municipais, vereadores, lideranças de bairro e moradores.

PROGRAMA

Lançado em 2025 pela gestão do prefeito Marcelo Lima, o Minha Rua Nova ultrapassou a marca de 600 vias contempladas com asfalto novo, melhorias estruturais e sinalização viária. Intervenções já foram realizadas em ruas e avenidas do Riacho Grande, Carminha, Vila Vitória, Jardim Detroit, Vila Cruzeiro, Jardim Cláudia, Paulicéia, Baeta Neves, Sítio Bom Jesus, Ferrazópolis, Jardim Ipanema, Parque dos Pássaros, Silvina, Lavínia, Parque Hawaí, Rudge Ramos e Vila São Pedro, entre outras áreas.

As intervenções fazem parte de pacote de investimentos destinados à mobilidade urbana. Em 2025, a Prefeitura inaugurou a Ponte Estaiada da Robert Kennedy, que liga bairros como Assunção e Piraporinha ao Jordanópolis, Paulicéia e ao Centro. Também estão em andamento as obras do Viaduto Estaiado do Paço, maior obra de mobilidade da cidade. Com 352 metros de extensão e um único pilar central, vai ligar diretamente a Avenida Lucas Nogueira Garcez à Avenida Pereira Barreto. A expectativa é reduzir em até 40% o trânsito no entorno.

Com investimentos na ordem de R$ 230 milhões, a estrutura principal conta com um vão estaiado de 210 metros. A intervenção foi pensada para resolver os gargalos de tráfego que historicamente travam a região central e o Paço, especialmente em dias de chuva.

LEIA MAIS:

São Caetano orienta idosos sobre retirada do Cartão Tarifa Zero




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;