Memória
Crédito da foto 1 – Denis Maciel/Banco de Dados

Walter Adão Carreiro
(Areiópolis, então distrito de São Manuel, 6-5-1939 – Diadema, 4-7-2026)
ADEUS - 1
Devo a ele a informação de que na Alesp eu iria encontrar a "pasta com a emancipação do Rio Grande", como ele encontrou a de Diadema. Na verdade, ele me ensinou o caminho das pedras e, fica aqui, a minha gratidão.
Roberto Nascimento - Rio Grande da Serra
ADEUS - 2
Muito triste a partida do nosso amigo Walter. Vamos ficando mais pobres...
Jorge Joaquim Magyar - São Bernardo
ADEUS – 3
Tenho certeza de que o sr. Walter deixou essa história como um belo presente aos moradores de Diadema.
Vitória Santos - Mauá
ADEUS – 4
O sr. Walter era um pouco bravinho, mas até isso ajudou na memória de nossa cidade.
Maria Luiza Gagliardi (Loli) - Diadema
Walter Adão Carreiro veio menino para Diadema. Tinha 7 anos em 1946, quando sua família chegou. A cidade era um aglomerado de loteamentos, sobressaindo-se a central Vila Conceição. O nome Diadema seria dado quando da criação de mais um distrito de São Bernardo, em 1948.
Na Vila Conceição, Walter fez o curso primário. Depois, uma vida de trabalho como metalúrgico, com 34 anos de chão de fábrica. Ainda trabalhava quando percebeu sua real vocação: fazer memória. Era 1987.
Os primeiros trabalhos de Walter Carreiro foram publicados no mesmo ano de 1987 pelo Diário, na também iniciante coluna Memória.
Não parou mais – só deu um tempo nos últimos quatro ou cinco anos quando decidiu, em comum acordo com a família, ceder todo o seu acervo ao Centro de Memória de Diadema.
LIVRO
A obra maior de Walter Carreiro é um livro hoje clássico sobre as origens dos bairros e ruas de Diadema, trabalho que o levou a percorrer esses mesmos logradouros a pé, de ônibus, de carona – que outra das Setecidades tem um livro com as histórias das ruas e praças de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra?
DOCUMENTAÇÃO
Outra obra importante de Walter Carreiro foi descobrir, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o processo de elevação do Distrito de Diadema a município – trabalho destacado pelo também memorialista Roberto Nascimento.
DIÁRIO
Voluntarioso, Walter Carreiro não escondia seus achados, reveladoS gostosamente a quem o procurasse – e esta página Memória foi “freguesa” constante dele.
“Diadema é uma cidade abençoada, porque é cercada de santos por todos os lados: ao Norte, São Paulo: ao Sul, Santos e São Vicente; a Leste, São Bernardo, São Caetano, Santo André; a Oeste, Santo Amaro. Portanto, uma cidade abençoada por Deus”, declarou ao Diário em 2018, com lágrimas nos olhos.
IMAGENS
Por fim, as fotos descobertas junto a moradores como o amigo Amaury Martins de Carvalho, autonomista como ele. Cada foto encontrada, a devida identificação, escrita a mão, caligrafia arredondada, informações detalhadas.
Diadema deve a Walter Adão Carreiro a sua redescoberta histórica e a sua colocação no mapa memorialístico do Grande ABC.
IDENTIFICAÇÃO
“Sou memorialista, não historiador. Acho o termo ‘memorialista’ o mais adequado, e mais bonito também. Historiador é o acadêmico. A palavra ‘pesquisador’ também cabe bem, pois de fato vivemos pesquisando e realizando um trabalho diretamente nas ruas, sempre visando à população. As pessoas geralmente gostam e contam a sua história, a sua relação com a cidade” (Memória, 2-5-2028).
ADEUS, TICO
Tico, apelido familiar de Walter Carreiro, parte aos 87 anos. Era filho de Manoel Adão Carreiro e Josefa Carreiro. Deixa a esposa, Maria Aparecida, e quatro filhos: Walter, Ricardo, Michel e Eduardo. Foi sepultado domingo no Cemitério Municipal de Diadema.

Crédito da foto 1 – Denis Maciel/Banco de Dados
‘SEU’ WALTER. Fazer memória é uma forma cívica e admirável de se conhecer o seu espaço
OS GÊMEOS
Os irmãos paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos mundialmente como "Os Gêmeos", transformaram os seis silos de uma antiga fábrica de cimento em Vancouver na sua obra "Giants".
Sérgio Paz - Memofut, do Canadá para Memória

Crédito da foto 2 – Sérgio Paz
OBRA MASTER. Com mais de 21m de altura, é o maior projeto de arte pública da dupla brasileira
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sexta-feira, 9 de julho de 1976
MANCHETE – Conselho Nacional de Trânsito obrigará o uso de aparelho contra poluição.
Brasília - A partir de janeiro de 1978, os veículos que saírem de fábrica deverão trazer um dispositivo antipoluente que elimine 20% dos gases provenientes do carter do motor.
EM 9 DE JULHO DE...
1896 - O deputado federal José Luiz Flaquer, residente na Estação de São Bernardo, era recebido em festa na Vila de São Bernardo.
Fonte: Diário Popular, 9-7-1896.
1906 – Lisboa, 4 – A bordo do navio Thames partiram para o Rio de Janeiro os delegados ao congresso panamericano.
1956 - Fundado o Esporte Clube Nove de Julho, da avenida Queiroz dos Santos, em Santo André. Vide logotipo no fundo “Cerâmica”.
NOTA – Que fim levou o acervo do EC Nove de Julho?
1996 – Da página Memória: São Bernardo precisa cuidar deste monumento.
NOTA – A referência era o obelisco do bairro Paulicéia inaugurado por ocasião do cinquentenário da Revolução de 32, em 9 de julho de 1982.
Seria o máximo se os poderes constituídos programassem e realizassem hoje, feriado estadual, uma visita ao obelisco. Prefeito, vereadores, autoridades judiciais, o povo em geral, colocariam um ramalhete de flores junto ao monumento. E o feriado seria, enfim, justificado.
O obelisco da Paulicéia é único no Grande ABC. Lembra o do Ibirapuera, onde estão sepultados vários dos nossos heróis. HOJE Dia do Soldado Constitucionalista, na data magna do Estado de São Paulo. Feriado estabelecido em 1997.
Dia do Protético
MUNICÍPIOS BRASILEIROS Aniversariam em 9 de julho: Boa Vista, capital de Roraima, fundada em 9 de julho de 1890. E mais: Água Boa (MT), Altaneira, Farias Brito (CE), Cabo de Santo Agostinho e Glória do Goitá (PE), Corumbá de Goiás (GO), Fátima do Sul (MS), Fontoura Xavier e Paraí (RS), Gentil do Ouro, Jussiape e Uauá (BA), Junqueiro (AL), Palmeira do Piauí e Palmeirais (PI). Madre Paulina 9 de julho A primeira santa do Brasil: faleceu em 9 de julho de 1942. Foto – Maycon P, (nov 2015) Local - Nova Trento (Santa Catarina) Arte: Paulo César Nunes DECLARAÇÃO Ao invés de ficar num boteco, decidi fazer memória. É o que mais gosto. E continuo colaborando com a Memória do Diário nesses mais de 30 anos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.