Setecidades Titulo Segurança pública

Estado abre concurso com 4.000 vagas de aluno-soldado da PM

Seleção será dividida em dois certames, com 2.000 vagas cada; previsão é de que os aprovados tomem posse em maio e novembro de 2028

29/06/2026 | 18:53
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O governo do Estado de São Paulo autorizou a abertura de concurso público para o preenchimento de 4.000 cargos de aluno-soldado da Polícia Militar. A deliberação foi publicada na edição desta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Estado.

A iniciativa faz parte do programa de fortalecimento das forças de segurança e da recomposição do efetivo policial. Desde o início de 2023, o Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 16,2 mil policiais formados, sendo deste total, 11,1 mil policiais militares, 4.600 civis e 532 técnico-científicos. Também há outros 2.200 policiais em formação (quase 1.200 PMs e 474 delegados), além de 5.700 vagas em concursos em andamento e outras 6.300 mil autorizadas.

Os concursos serão divididos em dois certames, cada um com oferta de 2 mil vagas para o Quadro de Praças da corporação. A previsão é de que os candidatos aprovados sejam nomeados em duas etapas: a primeira em maio de 2028 e a segunda em novembro do mesmo ano.

DGABC

Com a autorização publicada, a próxima etapa será a adoção das medidas administrativas necessárias para a abertura dos editais, que definirão o cronograma, os requisitos para participação e as regras dos concursos.

Ampliação do efetivo da PM

Além da autorização para a abertura de um novo concurso com 4.000 vagas, o governo de São Paulo já está com outro processo seletivo em andamento para ampliar o efetivo da Polícia Militar. No início deste mês, foi publicado o edital para o preenchimento de mais 2 mil vagas para o cargo de soldado.

As inscrições para o concurso seguem abertas até 21 de agosto, por meio do site da Fundação Vunesp, banca organizadora do certame. O salário inicial é de R$ 5.482,51.

As provas serão aplicadas em 51 municípios, sendo 37 cidades paulistas e outras 14 distribuídas por diferentes regiões do país. O processo seletivo contará com cinco etapas: prova de conhecimentos, exame de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e análise documental.

LEIA TAMBÉM:

CPA/M-6 realiza cerimônia de passagem de comando em Santo André

Concurso para alunos-oficiais da Polícia Militar

Além das vagas para soldados, o governo de São Paulo também mantém concurso em andamento para o preenchimento de 200 vagas de alunos-oficiais da Polícia Militar. As inscrições seguem abertas até 15 de julho.

Os aprovados ingressarão no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital, com duração de quatro anos e remuneração inicial de R$ 5.460,65 para o cargo de cadete da PM.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;