Diarinho Titulo No Teatro Municipal

Pequenos artistas recriam Santo André em maquetes

Exposição reúne trabalhos dos alunos da Emeief Prof. Nicolau Moraes Barros, que reproduziram pontos importantes do município

Fábio Júnior
Especial para o Diário
28/06/2026 | 10:44
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC
FOTO: André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Santo André ganhou um olhar especial pelas mãos das crianças do 3º ano da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Nicolau Moraes Barros. A exposição, nomeada Santo André pelo Olhar das Famílias, realizada no Teatro Municipal, reuniu maquetes de locais importantes da cidade, confeccionadas pelos alunos com apoio dos familiares. 

O projeto teve como objetivo incentivar as crianças a pesquisarem, conhecer e valorizar a história e os espaços da região. Após visitas em diferentes pontos, cada estudante teve um lugar para representar em forma de miniatura. Entre os principais locais, estão o Polo Petroquímico, a UFABC (Universidade Federal do ABC), a Estação Prefeito Celso Daniel, o Shopping Atrium, o Estádio Bruno Daniel, o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, agência dos Correios, a Avenida Perimetral, a Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, entre outros. 

Além de estimular a criatividade, a iniciativa, que fez os pequenos utilizarem materiais recicláveis, fortaleceu os laços entre a unidade de ensino e a família, transformando o aprendizado em uma experiência coletiva. 

DGABC

Entre os destaques da exposição, estava também uma representação do próprio prédio do Diário, produzido por Manuella Sampaio, 8 anos. A estudante contou que desenvolver toda construção foi desafiador, e citou a importância do jornal para a região. “Foi um pouco difícil fazer algumas coisas, mas no fim deu tudo certo e foi bem legal. O Diário é importante, pois ele mostra as notícias”, comentou.

Outro trabalho chamou atenção por retratar a Escola Estadual Américo Brasiliense. O autor da obra, Guilherme Cavalcante Rabelo, 8, revelou a maior dificuldade enfrentada durante a montagem. “Gostei de colar as paredes, mas o teto foi uma parte bem difícil de fazer. Meus pais me ajudaram muito, e ficou bem legal”, disse. 

A originalidade também esteve presente na maquete do Fórum de Santo André, produzida por Valentina Olivetto, 9. Ela contou que curtiu principalmente criar a área verde ao redor do prédio. “Gostei muito das árvores. Precisei colocar papel crepom e plantinhas secas”, explicou. Para ela, ver o trabalho exposto foi motivo de orgulho. 

Já Manuela Soares, 8, representou a Câmara dos Vereadores. A estudante contou que toda a família participou da construção do início ao fim, e que o resultado compensou o esforço. “O processo foi bem trabalhoso, mas ficou lindo”, afirmou. Segundo ela, fazer o lago exigiu bastante dedicação. 

Responsável pelo projeto, a professora Luciane Galvão, 49, explicou que a ideia nasceu da curiosidade dos próprios alunos, e destacou o envolvimento das famílias. “A escola sozinha não consegue atingir todos os objetivos, e quando a famílias se unem, o aprendizado se torna muito mais significativo”, comentou. De acordo com a educadora, ver os pequenos encontrando suas maquetes expostas foi uma das recompensas da iniciativa. 

Após o término da exposição, as maquetes seguirão para as unidade escolares, onde continuarão sendo apreciadas pelos alunos, professores e familiares, valorizando o trabalho desenvolvido e reforçando o sentimento de pertencimento. 

LEIA MAIS:

Estudantes de Santo André representam o Brasil em evento de tecnologia educacional nos Estado Unidos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;