Setecidades Titulo A partir de 1º de julho

Pedágio das rodovias Anchieta e Imigrantes sobe para R$ 40,60

Tarifa de R$ 38,70 recebe reajuste de 4,91% e continua sendo a mais cara do Brasil; novos valores valem para veículos de passeio e comerciais

25/06/2026 | 17:16
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC
FOTO: Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Matéria atualizada às 9h desta sexta-feira (26) 

Os motoristas que utilizam as rodovias Anchieta e Imigrantes vão pagar mais caro no pedágio a partir da 0h de 1º de julho. A tarifa sobe dos atuais R$ 38,70 para R$ 40,60, um aumento de R$ 1,90, e continua sendo a mais cara do País. Os novos valores passam a valer para veículos de passeio e comerciais. Motociclistas seguem sem cobrança nos dois sentidos.

O reajuste de 4,91% foi homologado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) conforme informação publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (24). A atualização anual das tarifas da Ecovias, que administra o SAI (Sistema Anchieta–Imigrantes) desde 1998, está prevista no contrato de concessão. Questionadas, a Ecovias e a Artesp não justificaram a necessidade do aumento.

DGABC

A tarifa atual é o dobro da cobrada há 15 anos. Em 2011, o pedágio para quem utilizava o sistema era R$ 20,10. Já em 2016, o valor era de R$ 25,20 e, em 2021, R$ 30,20, uma média de R$ 1 de acréscimo anual. A partir de 2022, os aumentos passaram a ser maiores, saltando para R$ 33,80 (2022), R$ 35,30 (2023), R$ 36,80 (2024) e R$ 38,70 (2025). Ou seja, em cinco anos, subiu R$ 10,40, um crescimento de 34,4%.

Advogado especialista em trânsito e ex-policial rodoviário, André Bertucci afirma não haver justificativa para que os valores sejam tão altos. “Os preços sempre foram abusivos e agora chegou ao absurdo do absurdo. Há gente gastando mais com a tarifa do que com combustível, o que é sinal de que está ocorrendo um abuso por parte da operadora.”

Para Bertucci, os reajustes caminham na contramão da evolução tecnológica. “Os custos estão cada vez mais sendo reduzidos com a implantação da inteligência artificial que faz a leitura automática das placas e dispensa as cabines de cobrança”, acrescenta.

‘FREE FLOW’

A Ecovias planeja a implantação do free flow, sistema de cobrança eletrônico que substituirá as praças físicas de pedágio. Nesse modelo, os veículos serão identificados por sensores e câmeras e não vão precisar parar para fazer o pagamento. O objetivo é modernizar o sistema, reduzir filas e melhorar a fluidez do trânsito.

A cobrança, que atualmente é feita apenas no trajeto da Capital para o Litoral, passará a ocorrer nos dois sentidos. Com isso, o valor passará a ser dividido em R$ 20,30 na ida e R$ 20,30 na volta. 

A concessionária informou ao Diário que a data de início da operação do pedágio eletrônico ainda está em definição junto à Artesp e “será comunicada com a antecedência necessária para garantir clareza e segurança na transição para os usuários”.

As multas por não pagamento do pedágio eletrônico estão suspensas até 16 de novembro, conforme anunciado pelo Ministério dos Transportes e pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em abril. Dessa forma, cerca de 3 milhões de infrações foram suspensas nas rodovias do País.

Ecovias aponta equívoco sobre reajuste 

Em fevereiro último, a Ecovias iniciou as instalações dos pórticos do pedágio eletrônico, conhecido como free flow, no km 33 da Via Anchieta. O sistema estava previsto para começar a funcionar em julho. Na ocasião, o Diário perguntou à concessionária se haveria reajustes no pedágio e foi informado de que não havia previsão de aumento da tarifa, conforme foi publicado. 

Questionada nesta quinta-feira (25) sobre a contradição da informação com o aumento anunciado, a Ecovias afirmou que houve um “equívoco” por parte da empresa, que se referia a apenas a elevação dos valores da tarifa por conta especificamente do free flow, já que os reajustes anuais são contratuais e definidos pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). 

LEIA TAMBÉM:

Carro entra em chamas na Imigrantes após pane elétrica




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;