Política Titulo Nova visita

Tarcísio volta à região para entregar Praça da Cidadania de Diadema

Equipamento voltado à qualificação profissional, esporte e inclusão social está localizado no Serraria; unidade é a quarta do Grande ABC

25/06/2026 | 16:41
Compartilhar notícia
FOTO: João Valério/Governo do Estado do SP
FOTO: João Valério/Governo do Estado do SP Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), retorna ao Grande ABC pela quarta vez neste ano. Desta vez, a agenda será em Diadema, onde participa da inauguração da Praça da Cidadania, novo equipamento público voltado à qualificação profissional, lazer, esporte e inclusão social.

Desde que Taka Yamauchi (MDB) assumiu a Prefeitura, esta será a terceira passagem de Tarcísio pela cidade, onde participou das comemorações dos 66 anos de Diadema, inaugurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Paineiras e anunciou o repasse de R$ 24 milhões anuais para o programa Viva Mais Diadema.

A Praça da Cidadania, localizada no bairro Serraria, uma das regiões com elevado índice de vulnerabilidade social do município, foi implementada em área de fácil acesso, com frente para a Avenida Afonso Monteiro da Cruz. 

DGABC

O equipamento ocupa terreno de 2.379 metros quadrados e reúne diversos espaços voltados ao esporte, convivência e capacitação profissional, dentre os quais quadra esportiva, arena ao ar livre, pergolado e área de jogos.

O complexo também abriga uma unidade da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, oferecendo cursos e atividades em áreas como gastronomia, beleza e bem-estar, moda e arte, informática e construção civil. 

A sustentabilidade também foi incorporada ao projeto. A Praça da Cidadania conta com jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em LED e pisos semipermeáveis. 

Criado em 2019 e coordenada pelo Fundo Social de São Paulo, o equipamento é um programa do governo do Estado que transforma áreas públicas em centros de inclusão social e desenvolvimento comunitário. O objetivo é ampliar oportunidades para a população, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social, promovendo capa-citação profissional, fortalecimento dos vínculos comunitários e acesso a atividades esportivas e culturais.

O programa já está presente em diversas cidades paulistas e tem expandido sua atuação em diferentes regiões do Estado. No Grande ABC, unidades da Praça da Cidadania já foram implantadas em São Bernardo, Santo André e Mauá. 

COOPERAÇÃO

De acordo com a Prefeitura, a presença do governador em Diadema é vista como um indicativo do fortalecimento da relação institucional entre Estado e município. Segundo o município, a cooperação entre as duas esferas de governo já garantiu importantes investimentos para a cidade nos últimos 18 meses.

Na área da saúde, a administração municipal ressaltou o repasse de R$ 30 milhões para custeio da rede municipal, o aporte de R$ 24 milhões anuais destinados ao Viva Mais Diadema, e a inauguração da UPA Paineiras. 

LEIA TAMBÉM 

Grande ABC se torna nova residência para 46 imigrantes ao mês

Já no setor habitacional, a administração municipal destacou a licitação para conclusão de 442 apartamentos do empreendimento Diadema O, com investimento de R$ 105,5 milhões. O projeto, aguardado há mais de 15 anos, foi retomado para atender famílias cadastradas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;