Saúde Unidade, que recebeu investimento de R$ 1 milhão em recursos do governo federal, foi ampliado e passa a ter acessibilidade total
FOTO: Diego Barros/PMM

A Prefeitura de Mauá entregou nesta terça (23) a revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Lídia. A obra recebeu investimento de cerca de R$ 1 milhão em recursos do governo federal e integra um pacote de R$ 12 milhões destinado à modernização de 10 UBSs da cidade, dentro de um conjunto de investimentos que já soma mais de R$ 56 milhões para obras, equipamentos e ampliação dos serviços de saúde no município.
A unidade, localizada na Rua Peru, 99, no Jardim Santa Lídia, recebeu uma série de melhorias que tornam o atendimento mais humanizado e acessível. Entre elas estão a audiodescrição e a instalação de piso tátil, sinalização em braile, além da modernização dos ambientes. As intervenções proporcionam maior acessibilidade e autonomia aos pacientes com dificuldade de locomoção e mais acolhimento e conforto a todos os usuários.
Inaugurada em 1980, a UBS possui 22 mil prontuários ativos e realiza, em média, 700 consultas médicas e três mil atendimentos de enfermagem por mês. Com a revitalização, passou a contar com seis consultórios médicos, duas salas de enfermagem, ampliação do atendimento odontológico, sala de medicação e coleta mais ampla, recepção informatizada, sistema eletrônico de senhas, salas de espera climatizadas e espaço para amamentação.
Durante a entrega, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), destacou que o investimento vai além da melhoria física do espaço. “Estamos trabalhando para oferecer mais dignidade a quem utiliza o SUS. A revitalização da UBS Santa Lídia representa mais conforto, acessibilidade e qualidade para os moradores e também para os profissionais que atuam na unidade”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto, ressaltou que a modernização dos equipamentos públicos tem sido uma das prioridades da gestão. “Temos avançado na melhoria da infraestrutura das unidades e também na implantação de novos programas e projetos. Nosso objetivo é garantir espaços cada vez mais acolhedores, acessíveis e preparados para atender a população com qualidade”, disse.
Para a coordenadora da Atenção Primária, Amanda Batista, o resultado reflete o compromisso coletivo com o cuidado das pessoas. “Cuidar de vidas é o nosso maior desafio. Esta entrega é resultado do trabalho de muitas pessoas comprometidas em oferecer um atendimento cada vez melhor para a população de Mauá”, destacou.
ZAÍRA 3
Além da unidade Santa Lídia, a UBS Zaíra 3 também faz parte do pacote de modernização, de acordo com o cronograma estratégico de obras elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. O planejamento prevê melhorias estruturais graduais nas unidades com maior necessidade de manutenção.
Em obra desde o início de 2026, a unidade recebe intervenções voltadas à recuperação e à modernização das estruturas físicas, com reparos e manutenções hidráulicas e elétricas, além da recuperação de pisos, pintura geral, portas e janelas.
O telhado é a principal novidade estrutural da revitalização. A medida vai corrigir problemas recorrentes de infiltração e assegurar maior durabilidade às edificações, protegendo os espaços internos e contribuindo para a preservação dos equipamentos e mobiliários das unidades.
Durante o período de obras, os pacientes da UBS do Zaíra 3 estão sendo direcionados ao equipamento Zaíra 2.
LEIA MAIS:
Polícia identifica máquinas caça-níqueis e arma de fogo em Mauá
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.