Certificação Prefeito de São Bernardo recebe certificação Topázio da Caixa e passa a ter melhores condições para financiamentos e novos investimentos
FOTO: André Henriques/DGABC

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), aproveitou a entrega do Selo Caixa Gestão Sustentável, na última segunda-feira (22), para reforçar o discurso de credibilidade da administração e de fortalecimento do ambiente de negócios no município. O chefe do Executivo recebeu a certificação na categoria Topázio, concedida pelo banco federal a gestões que se destacam em critérios de governança, sustentabilidade, responsabilidade fiscal e eficiência administrativa. A nova classificação também garante condições mais vantajosas em operações de crédito.
Durante ato realizado no gabinete, Marcelo Lima associou o reconhecimento à estratégia adotada pelo governo para aprimorar a gestão pública e fortalecer a capacidade financeira da cidade. Com críticas ao governo anterior, o prefeito ressaltou que o Paço abandonou a prática de “vender patrimônios públicos próprios” e que atualmente aposta em novas formas de receitas para superar as metas orçamentárias. Segundo o chefe do Executivo, a certificação ajuda a consolidar São Bernardo como destino atrativo para novos empreendimentos.
“Isso dá credibilidade à gestão, porque é avaliada a governança, sustentabilidade e burocracia. Então, para a gente, é um motivo de muito orgulho ter esse selo reconhecido pela Caixa”, afirmou.
O chefe do Executivo ressaltou ainda o trabalho da Secretaria da Fazenda, encabeçada por Tatiana Rebucci, a fim de atender às exigências do programa e manter atualizados os indicadores utilizados na avaliação.
Marcelo Lima também relacionou a conquista à evolução da nota de São Bernardo na Capag (Capacidade de Pagamento), indicador da Secretaria do Tesouro Nacional. Neste ano, o município avançou de C para B, resultado que, segundo o prefeito, fortalece a confiança de empresários e investidores. “Todo esse quadro mostra que estamos no caminho correto e dá essa credibilidade ao empresário, às pessoas que empreendem em São Bernardo ou que venham a empreender. Isso é muito importante”, declarou.
O novo quadro financeiro de São Bernardo possibilitou ao governo alterar, mediante aprovação na Câmara, financiamentos junto à Caixa, que somam R$ 200 milhões, para condições mais favoráveis de pagamento, com juros menores. Entre os projetos contemplados, estão urbanizações integradas em bairros como Jardim Cláudia (região Dos Casa), Parque Imigrantes, Vila Areião, como também no Galiléia, além de projetos de contenção de encostas, incluindo a comunidade do Cafezal e Vila São Pedro.
O Selo Caixa Gestão Sustentável possui 25 indicadores distribuídos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climática, esta última, incluindo aspectos relativos às mudanças climáticas. No quadro, são avaliados quatro níveis, iniciando por Cristal para as administrações que atingirem o mínimo 60 pontos, seguido de Topázio (70 pontos), Safira (80 pontos) e Diamante (90 pontos). No Grande ABC, São Bernardo alcançou 70 pontos, enquanto São Caetano registrou 79, e Ribeirão Pires, com 81 pontos, tem certificado Safira.
“A Caixa reconhece a excelência da gestão em São Bernardo, tanto no aspecto de sustentabilidade, ambiental, social e de governança, que é extremamente importante. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso de parceria pública e esperamos que a cidade ainda evolua para o selo Diamante”, enfatizou a superintendente regional da Caixa no Grande ABC, Maria Claudia Casselli.
Além do reconhecimento institucional, o selo garante benefícios em operações realizadas com a Caixa. Os municípios certificados podem obter condições diferenciadas em financiamentos, incluindo ampliação do prazo de carência para até 24 meses em linhas como o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
LEIA MAIS:
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.