Sintrilhas Decreto do governo federal transforma RedeTrilhas em política pública permanente e visa ultrapassar os 16 mil km de rotas em todo o país
FOTO: Divulgação

O governo federal instituiu o Sintrilhas (Sistema Nacional de Trilhas). A medida, em síntese, transforma a RedeTrilhas (Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade) em uma política pública permanente, fortalecendo o turismo de natureza como instrumento de geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
As ações reforçam a conservação dos biomas e o enfrentamento à mudança do clima e seus impactos, ampliam o reconhecimento aos serviços ambientais prestados por pessoas que protegem a natureza e impulsionam investimentos para a promoção da transformação ecológica no país. Hoje, a instituição oficial do Sintrilhas tem 22 trilhas oficialmente reconhecidas, mais de 7 mil quilômetros sinalizados, presença em 18 estados, 184 municípios abrangidos e 347 unidades de conservação conectadas. E o plano é ultrapassar os 16 mil km de rotas, cobrindo todos os biomas terrestres brasileiros, além da zona costeira e marinha.
A ideia é estruturar as trilhas brasileiras, ampliar a segurança dos usuários e fortalecer o posicionamento do Brasil no mercado internacional de turismo de natureza. Ao conectar paisagens naturais, áreas protegidas, comunidades e atrativos turísticos, as trilhas ajudam a movimentar economias locais e ampliar oportunidades para quem vive do turismo.
Na prática, o Sintrilhas cria condições para ampliar a circulação de visitantes, aumentar o tempo de permanência nos destinos e fortalecer atividades ligadas à hospedagem, alimentação, guiamento turístico, artesanato, produção local e turismo de base comunitária. A política também contribui para levar visitantes a regiões que muitas vezes ficam fora dos grandes circuitos turísticos.
Estrutura permanente
Criada em 2018, a rede passa a contar com uma estrutura nacional permanente voltada ao planejamento, implantação, gestão, monitoramento e promoção das trilhas. O decreto institui instrumentos para fortalecer a governança do setor, entre eles a Estratégia Nacional de Trilhas (que deverá ser elaborada em até 180 dias após a instalação de um comitê), o Cadastro Nacional de Trilhas e o Comitê Nacional de Trilhas. A medida também amplia a participação integrada de estados, municípios, comunidades tradicionais, sociedade civil e iniciativa privada.
LEIA MAIS:
Alto Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, inaugura mirante
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.