Política Titulo Em votação

Câmara de São Caetano rejeita afastamento de vice-prefeita

Regina Maura comunicou ao Legislativo que ficaria fora do País de 6 a 21 de junho na última quarta-feira

09/06/2026 | 20:52
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC
FOTO: Celso Luiz/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 A Câmara de São Caetano rejeitou nesta terça-feira (9) o afastamento da vice-prefeita Regina Maura Zetone (PSD), por 17 votos a 3. Entre os vereadores que votaram contra o afastamento estava Matheus Gianello (PL). Opositor do prefeito Tite Campanella (Republicanos), o parlamentar é aliado do ex-prefeito José Auricchio Junior (PSD), que mantém forte proximidade política com Regina Maura.

A número dois do Palácio da Cerâmica, em comunicado protocolado na quarta-feira (3), véspera do feriado de Corpus Christi, informou que ficaria fora do País entre os dias 6 e 21 de junho. Em seguida, conforme apurado pela reportagem, a pessedista viajou para o exterior. O período, no entanto, fere a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, uma vez que a licença, por superar 15 dias, dependeria de autorização prévia do Legislativo. 

Com a rejeição, caso Regina Maura não retorne à cidade dentro do prazo estipulado pela legislação municipal e pelas normas internas do Parlamento, a Câmara poderá instaurar uma comissão processante. Se o desrespeito às regras for comprovado e o relatório aprovado pela Casa, a vice-prefeita poderá ter o mandato cassado, segundo informaram técnicos do Legislativo.

DGABC

Concluídos os trâmites regimentais, o relatório da comissão será encaminhado ao MPE (Ministério Público Eleitoral) e à Justiça Eleitoral.  Todavia, se Regina Maura retornar a São Caetano em até 15 dias, a votação desta terça-feira (9) perderá o efeito.

Antes de votar a matéria, o vereador Edison Parra (Podemos) questionou a atitude da vice-prefeita. “Por que ela agiu assim? Por desrespeito à LOM, à Casa, a mim, aos demais 20 vereadores dessa Casa ou à população?”, questionou o parlamentar.

O vereador lembrou que Regina Maura desrespeitou todos os trâmites legais previstos na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno. “Baita problema na largada. Ela não pode comunicar que se ausentaria por 16 dias. Tem que pedir autorização”, pontuou.

Procurada, a vice-prefeita não retornou o contato do Diário.


RENÚNCIA

Regina Maura, em vídeo publicado em suas redes sociais na manhã desta terça-feira, respondeu a uma seguidora que perguntou se ela já havia pensado em renunciar ao cargo. A vice-prefeita sinalizou que sim. “Teve um momento em que achei que não valia continuar”, declarou.

Segundo Regina Maura, a sororidade a fez repensar a possibilidade de desistir do cargo eletivo. “Não é sobre mim, mas por todas as mulheres que um dia vão ocupar espaços e que serão caladas”, pontuou.

Reportagem em atualização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;