Política Titulo
Vereadores do Grande ABC preparam-se para a Copa
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
23/05/2010 | 08:40
Compartilhar notícia


Chega a Copa do Mundo e com ela a desenfreada euforia verde-amarela, fenômeno típico, que ocorre de quatro em quatro anos no Brasil. Durante o mês de realização do principal torneio futebolístico da Terra é fácil verificar segmentos do comércio e da indústria liberarem seus funcionários para presenciar os jogos da Seleção Canarinho, o que é estendido (muitas vezes em maiores proporções) para o serviço público.

Recentemente o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, tentou antecipar o recesso parlamentar no Congresso para acompanhar o Mundial. Nos legislativos do Grande ABC, a história é um pouco diferente. Não há tentativa de prolongar o recesso de julho, mas os horários do expediente nas sete câmaras da região, inclusive das sessões, serão modificados.

Quem aproveitará melhor a Copa do Mundo serão os funcionários do Legislativo de Diadema. Em ato da presidência da Casa está definido que quando a Seleção entrar em campo à tarde (após as 15h, horário de Brasília) o expediente irá até às 14h. Mas vereadores e assessores desfrutarão de descanso e diversão integral quando o Brasil jogar de manhã. Neste caso, simplesmente não haverá expediente.

A medida é iniciativa dos funcionários, que formularam abaixo-assinado entregue ao presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT). O período de inatividade será compensado com 15 minutos a mais por dia ou descontado das horas excedentes (o popular banco de horas).

A estreia do Brasil, dia 15 (uma terça-feira), às 15h30, contra a Coréia do Norte, interferirá diretamente nos horários tradicionais das sessões ordinárias de quatro legislativos do Grande ABC - Mauá, Ribeirão Pires, Santo André e São Caetano. Em todos os casos as plenárias serão antecipadas (para segunda-feira, em Ribeirão e São Caetano, e terça de manhã, em Santo André) ou adiada (em Mauá deverá ficar para quarta-feira - falta definição da mesa diretora).

As câmaras de São Bernardo e Rio Grande da Serra realizam suas sessões às quartas-feiras, dia em que não está previsto jogo do Brasil na primeira fase. Portanto, os horários das plenárias estão mantidos. Os legislativos ainda não informaram, no entanto, qual será o expediente de trabalho adotado durante as pelejas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;