Política Titulo
Receitas do Executivo colocam o Legislativo em funcionamento
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/09/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Os orçamentos das Câmaras são provenientes das receitas das prefeituras. Segundo o artigo 29-A da Constituição Federal, o percentual de repasse ao Poder Legislativo municipal é fixado de acordo com o número de habitantes das cidades. A porcentagem vai diminuindo conforme o número da população aumenta.

De acordo com a Carta Magna, não é permitido ultrapassar esse percentual, referente ao orçamento do Executivo realizado no exercício anterior.

EXEMPLOS - Em municípios com até 100 mil habitantes (caso de Rio Grande da Serra), o valor do repasse à Câmara não pode ser superior a 8%.

Já nos locais cuja população está entre 100 mil e 200 mil (casos de São Caetano e Ribeirão Pires), a verba repassada pode chegar a 7% do orçamento da Prefeitura.

AVALIAÇÃO - De acordo com especialistas em Direito Público, mesmo com a desigualdade do valor dos repasses, não existe estudo para mudar a lei que rege sobre os orçamentos das câmaras municipais. As aplicações da verba têm de ir ao encontro dos interesses públicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;