Economia Titulo Oportunidade

Santo André abre vagas para empreendedores em artesanato e alimentação

Pessoas com produção própria e moradores da cidade podem ingressar na Incubadora Pública de Economia Solidária

13/05/2026 | 18:09
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Incubadora Pública de Economia Solidária de Santo André está com vagas abertas para quem quer ampliar seus negócios nas áreas de artesanato e produção de alimentos. O programa, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego da cidade e tem como objetivo formar empreendedores por meio de apoio, capacitação e oferta de experiência em vendas.

Para concorrer a uma vaga é necessário que o interessado resida em Santo André e que os produtos e alimentos sejam feitos de forma artesanal pela própria pessoa. Quem tiver interesse em ingressar na Incubadora deve agendar uma entrevista pelo WhatsApp nos seguintes números: (11) 4459-7270 ou (11) 4459-7273. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Os inscritos no programa receberão formação teórica, com foco nos princípios da economia solidária, do empreendedorismo e do trabalho coletivo, e terão experiência na prática de vendas de seus produtos em duas áreas com fluxo de consumidores. Também serão orientados a participar de cursos de capacitação do Sebrae sobre temas como estratégia de vendas, atendimento ao cliente, entre outros.

DGABC

“A Incubadora Pública de Economia Solidária é uma ferramenta importante para transformar talento e dedicação em oportunidade de geração de renda. Em Santo André, acreditamos no empreendedorismo como caminho para promover autonomia, inclusão e desenvolvimento econômico. Ao oferecer capacitação, orientação e espaços para comercialização, estamos ajudando artesãos e produtores da nossa cidade a profissionalizar seus negócios e conquistar novos mercados, fortalecendo também a economia local”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira (Cidadania).

Para a aquisição da experiência em vendas, o programa dispõe de dois espaços de capacitação prática: a Feira da Incubadora Pública de Economia Solidária, na Praça do Carmo, no Centro, e a Loja Experimental da Economia Solidária,no Atrium Shopping, na Vila Homero Thon.

A feira, com tendas e bancas, acontece às terças e quintas, das 8h às 15h, e destina-se àcomercialização de produtos de artesanato e de alimentação. Já a loja experimental vende exclusivamente artigos artesanais, das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos e feriados. 

Na loja, recém-aberta em um espaço maior, os beneficiários da Incubadora Pública de Economia Solidária adquirem, coletivamente, uma experiência de comercialização. A loja funciona como se fosse da propriedade dos expositores – daí a denominação “loja experimental”. Os artesãos têm todas as obrigações de um lojista: horário, controle de fluxo de caixa, preenchimento de planilhas entre outras tarefas. Os resultados das vendas ficam com os próprios participantes. A área da loja é cedida pelo Atrium Shopping sem ônus para os expositores e para a Prefeitura.

“A Incubadora Pública de Economia Solidária de Santo André oferece a oportunidade de profissionalizar o trabalho no segmento de artesanato e de alimentação e desenvolver o empreendedorismo na nossa cidade, ajudando a pessoa a crescer e seguir com autonomia na gestão do seu negócio”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

LEIA MAIS: 

Henducadores Mirins inicia nova turma em Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;