Nacional Titulo Filhote

Bebê canguru do Zoo São Paulo dá primeira espiada para fora da bolsa

O filhote de espécie australiana deve se juntar ao grupo nas próximas semanas

09/05/2026 | 13:16
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Às vésperas do Dia das Mães, o Zoológico de São Paulo ganhou um novo destaque entre os moradores. O filhote de canguru-vermelho (Osphranter rufus), da fêmea Theca, já foi flagrado colocando a cabeça para fora da bolsa marsupial da mãe, etapa marcante e curiosa do desenvolvimento da espécie australiana.

A cena antecipou aos visitantes um momento raro da reprodução dos marsupiais. Diferentemente da maioria dos mamíferos, os filhotes nascem ainda em estágio inicial de formação, com cerca de 28 a 40 dias, e completam o desenvolvimento dentro do marsúpio - bolsa localizada no abdômen da fêmea, onde ficam agarrados a um mamilo para sucção do leite materno por meses. O  bebê já concluiu a fase intrauterina e está próximo de deixar a bolsa pela primeira vez. 

Os cangurus-vermelhos chegaram ao Zoo São Paulo em março deste ano para integrar ações de educação ambiental e apresentar ao público características da fauna do país localizado no menor continente do globo, a Oceania. A expectativa pelo nascimento também ajuda a aproximar os visitantes das curiosidades sobre os marsupiais e seus hábitos reprodutivos.

DGABC

Maior espécie de canguru do mundo, o canguru-vermelho habita regiões áridas e savanas do país australiano. Os machos podem atingir até 1,5 metro de altura e pesar cerca de 92 quilos. Já as fêmeas são menores e podem chegar a aproximadamente 39 quilos.

Conhecidos pelos saltos de longa distância, esses animais conseguem percorrer até oito metros em um único impulso. A cauda musculosa auxilia tanto no equilíbrio quanto no apoio durante o repouso.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - ESPECIAL 'DIA DAS MÃES'

O fim de semana terá programação especial no Zoológico de São Paulo, com atividades de enriquecimento ambiental preparadas para a família de girafas do parque e entrada gratuita para as mães. Neste sábado (9) e no domingo (10), o público poderá acompanhar momentos de interação da mamãe Mel e do filhote Melman com presentes temáticos desenvolvidos especialmente para a data.

As atividades acontecem em dois horários, às 11h e às 15h, com mediação de educadores ambientais, que vão explicar ao público como funcionam as ações de enriquecimento e qual a importância delas para o bem-estar animal.

A iniciativa integra o programa de cuidados do Zoo e busca estimular os sentidos, a cognição e a movimentação das espécies, além de incentivar comportamentos naturais e contribuir para uma rotina mais saudável.

Para a celebração, a equipe preparou cenários e itens especiais com elementos naturais e alimentos que já fazem parte da dieta das girafas. Os materiais são seguros e criam estímulos físicos e mentais de forma lúdica.

Ao longo da semana que antecedeu a data comemorativa, outras famílias do Zoológico de São Paulo também participaram das atividades. Entre elas, os chimpanzés Tina e o bebê Pepito, a leoa Erindi e suas quatro filhas adolescentes, além dos sauins-de-coleira, que recentemente ganharam dois filhotes.

LEIA MAIS: Zoo de SP tem funcionário que dá água a baratas e faz parto de grilos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;