Ensino Superior Inscrições começam em 5 de maio e seguem até 8 de junho; instituição oferece mais 200 vagas gratuitas, 50 para cada um dos quatro cursos, veja quais
FOTO: Reprodução/PMSBC

O processo seletivo do terceiro vestibular do Programa Faculdade Municipal São Bernardo abre inscrições para interessados nesta terça-feira (05). A oportunidade é oferecida pela Prefeitura de São Bernardo e destinada à pessoas de baixa renda com desejo de cursar o ensino superior gratuito.
Ao todo são 200 novas vagas gratuitas, sendo 50 para cada um dos quatro cursos, com início das aulas previstas para agosto de 2026. Os cursos são: Gestão Ambiental, Gestão Pública, Marketing Digital e Gestão Financeira.
O edital com todas as informações sobre o vestibular será publicado na edição online do jornal Notícias do Município do dia 5 de maio. Assim, os interessados ??em participar do processo seletivo da instituição poderão fazer a inscrição pela internet, acessando este link, a partir das 00h01 do dia da publicação do edital.
O prazo de inscrição se estende até às 23h59 do dia 8 de junho. Ou seja, os interessados ??têm mais de um mês para garantir a participação no processo seletivo, cujas provas estão previstas para o dia 14 de junho, em dois horários, às 10h e às 14h, conforme escolha feita pelo candidato no momento da inscrição.
"Já são 400 alunos estudando sem pagar nada, a partir de agosto serão 600 na nossa sede própria na Rua Marechal Deodoro. O prédio ficou anos abandonado, mas revitalizamos totalmente e nos adaptamos para garantir excelentes condições aos estudantes e aos profissionais que lá trabalham", disse o prefeito Marcelo Lima.
O assunto foi tratado pelo Prefeito durante o Podcast Política em Cena do Diário, que foi ao ar na quarta-feira (22) da semana passada.
A expectativa é que o volume de inscritos supere os 2.700 candidatos que participaram do segundo processo seletivo, realizado em 7 de dezembro de 2025. Entre os requisitos para garantir o benefício estão ter renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação no Ensino Superior.
Em caso de necessidade de desempate para classificação, serão considerados os seguintes critérios:
- Melhor nota na redação do processo seletivo
- Menor renda per capita familiar
- Ter maior número de membros do grupo familiar
- Ser mulher chefe de família
- Ser beneficiário de programas sociais
- Estar em situação de vulnerabilidade social
- Ter cursado Ensino Médio em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral da instituição
- Residir de aluguel ou fazer parte de programa habitacional/financiamento
- Ser maior de idade
O Secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa avalia que a iniciativa da Prefeitura de criar a primeira faculdade gratuita do Grande ABC, uma das poucas no Brasil, é oportunidade “imensa” para quem sonha com um curso superior, mas não tem condições de arcar com todos os custos.
As provas serão realizadas no formato presencial no campus da Universidade São Judas em São Bernardo, localizada na Avenida Pereira Barreto, 1.479, no Bairro Baeta Neves. A instituição, parceira da Prefeitura que ajudou a viabilizar o projeto, é a responsável pela gestão pedagógica da Faculdade Municipal.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.