Esportes Titulo
F-Indy aguarda resposta de Zanardi
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 17:26
Compartilhar notícia


A Fórmula Indy aguarda a resposta do italiano Alessandro Zanardi para completar as vagas restantes para a temporada do ano 2000. Bicampeao da categoria em 97/98, Zanardi decepcionou na Fórmula 1, este ano, correndo pela Williams, sem marcar um só ponto em todo o campeonato. O italiano tem convites da equipe semi-oficial da Mercedes, a Mo Nunn/McCaw, e da Walker. Mas ainda poderá permanecer na Williams ou abandonar a carreira.

Sem grandes mudanças entre os pilotos, a Indy/2000 apresentará equipes com novos pacotes técnicos. E os pneus serao iguais para todos: com a saída da Goodyear, a Firestone será responsável por todas as equipes. As duas novidades mais importantes da Indy na próxima temporada serao a Penske (com Reynard/Honda) e a tetracampea Chip Ganassi (com Reynard/Toyota).

A Penske apostou no conjunto que melhor resultado obteve nos últimos quatro anos; a Chip Ganassi apostou na ousadia. "Quando optamos pela Honda, a marca nao tinha expressao na Indy. Nao queremos ficar parados. Por isso decidimos mudar, outra vez", explicou Chip Ganassi, o dono da equipe. A Chip manteve seus dois pilotos: o campeao Juan Pablo Montoya e o americano Jimmy Vasser.

A Toyota está aumentando seus investimentos, buscando nova tecnologia de motores. A fábrica japonesa chegará à Fórmula 1 entre 2001 e 2002. E o trabalho na Indy é que pavimentará esse caminho. Até agora, o melhor resultado da Toyota na Indy foi o 4º lugar que o mineiro Cristiano da Matta obteve no circuito de Nazareth, este ano.

Já Roger Penske, cuja equipe vem decaindo desde 95, abandonou o chassi Penske e o motor Mercedes, partindo para um Reynard/Honda. Roger também nao renovou o contrato com o veterano Al Unser Jr., formando a dupla de pilotos com os brasileiros Gil de Ferran e Hélio Castro Neves.

Outra mudança técnica importante foi a da Newman-Haas, uma das equipes favoritas, trocou o chassi Swift pelo Lola. Nos primeiros testes, em Sebring, na semana passada, Christian Fittipaldi foi o mais rápido com o Lola/Ford, mostrando que a escolha pode ter sido acertada.

Em compensaçao, Tony Kanaan, que obteve sua primeira vitória na Indy, este ano, vencendo as 500 Milhas de Michigan, terá o chassi Swift no lugar do Reynard. A Forsythe manteve o motor Honda. E a Player's, dos pilotos Patrick Carpentier e o estreante canadense Alexandre Tagliani, abandonou também os motores Mercedes, fechando contrato com a Ford.

Depois de perder a Penske e Player's - além da Hogan, que fechou as portas - a Mercedes decidiu reagir, apoiando a a nova equipe de Mo Nunn, respeitado engenheiro que trabalhava para a Chip Ganassi, e Bruce McCaw. Os proprietários ainda nao decidiram se competirao com um ou dois carros. Além de Bryan Herta, Nunn conversou com Alessandro Zanardi. E embora o piloto nao confirme, Tony Kanaan também foi sondado. "O objetivo da equipe é fazer um carro em condiçoes de ganhar corrida, em pouco tempo. E aproveitar o que a Mercedes tem de melhor", diz Nunn.

Duas equipes fortes manterao, no ano que vem, o equipamento utilizado em 99. A Green, com Reynard/Honda, e a Rahal, com Reynard/Ford. Na Rahal, o sueco Kenny Brack, ex-campeao de Fórmula 3000, ex-campeao da IRL, ocupará o lugar de Bryan Herta. E a Patrick Racing abandonou as experiências com o chassi Swift. Assim, a dupla formada pelo mexicano Adrian Fernandez e Roberto Moreno terao o conjunto Reynard/Ford, em 2000.

A temporada da Indy começa dia 26 de março, em Homestead Miami, e terá 20 corridas. Pela primeira vez, desde 96, as equipes da categoria estarao liberadas para disputar as 500 Milhas de Indianápolis (prova da categoria rival IRL). Walker, Chip Ganassi e Penske estao entre as equipes da Indy que pretendem disputar as 500 Milhas, dia 28 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;