Política Titulo
PT de Diadema reelege Reali
Do Diário do Grande ABC
16/09/2001 | 21:41
Compartilhar notícia


O presidente do PT de Diadema, Mário Reali, foi reeleito neste domingo com 1.337 votos e continuou com a maioria dos membros no diretório municipal. A vereadora Irene dos Santos (PT), candidata pela chapa Socialismo ou Barbárie, ficou em segundo lugar com 617 votos, seguida pelo concorrente José Reinaldo de Mattos, com 23 votos.

A eleição aconteceu na Câmara e contou com a presença do prefeito José de Filippi Júnior (PT) durante todo o dia. Vereadores petistas e secretários municipais também acompanharam a primeira votação direta para escolha dos dirigentes municipal, estadual e nacional.

Filippi considerou a eleição um marco na história do PT e na política partidária brasileira. “Depois de 21 anos de fundação ainda inovamos e, com certeza, vamos influenciar o processo político-partidário do nosso país”, afirmou o petista, que apoiou a candidatura de Reali.

Apesar de comemorar a iniciativa, Filippi reconheceu que algumas falhas atrapalharam a eleição. Segundo ele, um filiado ficou quase duas horas na fila para votar. “Os diretórios municipais deveriam ter mais autonomia para evitar problemas como este”, disse.

O prefeito acredita que o motivo das filas foi a má distribuição de filiados por urna. “Enquanto alguns equipamentos tinham, em média, 600 filiados, outros foram programados para receber votos de mais de mil militantes”, afirmou. Segundo a comissão eleitoral, a separação dos filiados nas urnas foi feita por ordem alfabética em todos municípios onde tiveram eleições.

Dos 4,3 mil, 2.417 militantes compareceram às urnas. O resultado da votação das chapas foi o seguinte: Por um partido unificado, encabeçada por Reali, teve 1.329 votos (67,7%); Socialismo ou Barbárie, liderada por Irene, com 617 (26,7%); Para a estrela brilhar conseguiu, sem candidato a presidente, 90 votos (4,6%); e, Que o partido cumpra o seu mandato, representada por Reinaldo, teve 20 votos (1%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;