Política Titulo
Candidatos do ABC avaliam pesquisa
Gislayne Jacinto
Da Redaçao
20/08/2000 | 22:32
Compartilhar notícia


A pesquisa eleitoral A.Franceschini Análises de Mercado/Diário agradou aos líderes das pesquisas e causou espanto aos que caíram na classificaçao geral.

O prefeito licenciado de Santo André, Celso Daniel (PT), disse nao ter se surpreendido com o seu índice de 65,33%. Ele cresceu 9,66 pontos percentuais em relaçao à última pesquisa publicada em julho. "Pesquisas de outros institutos também já apontavam esse índice."

Celso acredita que esse resultado deve se manter até o fim das eleiçoes. "Nossa campanha tem se baseado no corpo a corpo e nos comícios. Isso tem refletido no resultado das pesquisas", afirmou.

O prefeito de Sao Bernardo, Maurício Soares (PPS), que lidera a pesquisa com 53,67%, disse que nao acredita que sua rejeiçao chegue a 20%. "Pelos nossos levantamentos minha rejeiçao está entre 12% e 16%", disse. Para manter a liderança, Maurício afirmou que nao fará ataques. "Vamos respeitar o eleitor", disse.

O principal adversário de Maurício, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), que aparece com 25,33% das intençoes de voto, disse que o que importa é o resultado do dia das eleiçoes em 1º de outubro. "Nossa pesquisa vai ser a do dia da votaçao. Nao vamos considerar nem aumentos e nem diminuiçoes", disse.

O candidato tucano de Mauá, Leonel Damo, também disse estar satisfeito com o resultado das pesquisa. Ele está com 29,5% contra 44,67% do prefeito e candidato à reeleiçao, Oswaldo Dias (PT). "Graças a Deus estamos subindo. Quero ganhar do prefeito no segundo turno. Sabemos que nao há condiçoes de uma vitória logo no primeiro turno porque ele tem a máquina administrativa nas maos", disse. Em julho, Damo tinha 27,67%.

Dias nao deu retorno para se posicionar. Há teoricamente uma forte possibilidade de ocorrer o segundo turno em Mauá, ao contrário do que aponta a pesquisa na maioria das cidades do Grande ABC.

A prefeita de Ribeirao Pires, Maria Inês Soares (PT), que tem 48,83% das intençoes de voto, acha que dificilmente seu principal adversário, Valdírio Prisco (PMDB), com 22,33%, conseguirá mudar o resultado ou alcançá-la nas pesquisas. "Acho que está ótimo para mim. Estamos há 40 dias das eleiçoes e é quase impossível virar o jogo. A reaçao fica difícil em um curto espaço de tempo", disse a petista.

Prisco foi procurado pelo Diário, mas nao deu retorno. O candidato do PPS de Rio Grande da Serra, Valmir Copina, ficou indignado com o resultado da pesquisa. Ele foi ultrapassado pelo prefeito petista Ramon Velasquez, que agora tem 35,83% das intençoes de voto, 13,3 pontos percentuais a mais do que a última pesquisa. Copina, que liderava em julho com 25,5%, caiu para 21,33%. "A credibilidade da pesquisa será mostrada para frente. Acho que houve um engano e inverteram os nomes. Eu é que estou com 35%. Vou encomendar uma pesquisa nesta semana", disse. Ramon nao foi localizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;