Política Titulo São Bernardo
Com aliados, Alex Manente exalta berço
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
24/06/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


Defendendo o resgate a história de São Bernardo e o funcionalismo público, o deputado estadual Alex Manente (PPS) foi homologado ontem candidato à Prefeitura da cidade, tendo o vereador Admir Ferro (PSDB) como vice.

"Sou filho do funcionalismo da cidade. Nasci e cresci nesse segmento, me formei desse segmento, ali aprendi que temos que dar valor à cidade. O futuro se faz agora, com políticas para o cidadão são-bernardense", declarou o popular-socialista.

Alex vai disputar o Paço pela segunda vez seguida, em articulação que envolveu o governador Geraldo Alckmin e o deputado federal William Dib (ambos do PSDB).

Reeleito em 2010 deputado estadual mais votado em São Bernardo, com 68.122 votos, o parlamentar afirmou que, diferentemente de 2008, entra no pleito com chance de vitória. "Nossa candidatura naquela eleição gerou um debate importante para a cidade. Agora ela vem para ganhar a eleição."

Realizado na Acrepa (Associação Cultural e Recreativa da Paulicéia), o evento reuniu aproximadamente 2.000 pessoas e contou com a presença de caciques tucanos como o senador Aloysio Nunes e o ex-governador Alberto Goldman. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, o mandatário estadual da sigla, Davi Zaia, e a pré-candidata ao Paço da Capital, Soninha Francine, também participaram.

O deputado estadual Orlando Morando não esteve no ato. Alegando estar envolvido na organização da convenção do PSDB paulista, que será realizada hoje, o tucano já havia declarado que analisaria sua agenda com o pré-candidato José Serra.

Com discurso afiado, a oposição se prepara para enfrentar uma "luta de Davi contra Golias". Os gastos com propaganda de governo do prefeito Luiz Marinho (PT) e os investimentos que o petista deve ter durante a campanha eleitoral foram críticados no discurso dos políticos.

"Aqui em São Bernardo o PT não ganhava, quebrou isso com o (ex-presidente) Lula no governo (federal) e a máquina pública (sendo utilizada) como nunca se viu nas eleições municipais", disse Roberto Freire. Para ele, após quatro anos a história deve ser deferente. "Não sei se haverá o mesmo volume de recursos, até por que não temos mais o Mensalão (suposto esquema de propina em troca de apoio político no governo Lula) nem o Lula presidente."

Durante o evento, foi apresentado um vídeo relatando a história política de Alex e de seu pai, vereador Otávio Manente (PPS), que morreu em março de 2011. Emocionado, o popular-socialista relembrou os ensinamentos recebidos do pai, desde sua inserção na vida pública.

PLANO DE GOVERNO

O plano de governo de Alex Manente não foi apresentado durante a convenção. Segundo Admir Ferro, o objetivo é continuar ouvindo as pessoas antes de concluir a proposta de ações.

"Não será feito em uma semana como o plano de governo do nosso adversário. Será uma proposta viável, que possa ser realizada em quatro anos", disse o vice. A expectativa é de que a peça fique pronta no fim de agosto.

 

Sob risco de intervenção, DEM é aguardado na aliança oposicionista

Oficializado candidato à prefeitura de São Bernardo, Alex Manente ainda acredita que pode ampliar o arco de alianças para disputar a eleição. A sigla que está mais perto de aderir ao projeto é o DEM, apesar da negativa da direção municipal.

Alex afirmou ter informação de que o Democratas não fará coligação com o PT e que, se isso ocorrer, haverá intervenção na cidade. "Eles estão mentindo para o presidente nacional (senador Agripino Maia), dizendo que não vão apoiar o PT, e aqui falam que vão apoiar", disse.

A convenção do DEM local para o pleito proporcional será dia 28, dois dias antes da atividade petista.

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, pretende se reunir na próxima semana com o mandatário estadual democrata, Jorge Tadeu Mudalen, para por fim ao impasse. "Ainda não entreguei os pontos. A (direção democrata) nacional tem interesse nessa unidade", disse.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;