Setecidades Titulo Na saúde

Enel investe R$ 5,4 milhões em eficiência energética em hospitais da região

Projetos em unidades de Santo André e Diadema preveem economia de energia e modernização de equipamentos

16/04/2026 | 10:46
Compartilhar notícia
Hospital Mário Covas (FOTO: Divulgação)
Hospital Mário Covas (FOTO: Divulgação) Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Enel Distribuição São Paulo está investindo cerca de R$ 5,4 milhões em projetos de eficiência energética em hospitais públicos do Grande ABC. As ações envolvem o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, e o Hospital Estadual de Diadema, com foco na redução do consumo de energia e na atualização da infraestrutura.

As iniciativas fazem parte do PEE (Programa de Eficiência Energética), regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e incluem a substituição de equipamentos antigos por modelos mais eficientes, troca de iluminação por tecnologia LED, modernização de sistemas de climatização e instalação de geração de energia solar.

No Hospital Estadual de Diadema, o investimento é de R$ 2,6 milhões. O projeto prevê a troca de cerca de 600 lâmpadas por LED, instalação de ar-condicionado central, aquisição de novos equipamentos de esterilização e implantação de sistema fotovoltaico. A estimativa é de economia anual de 973 MWh, o que pode reduzir os custos com energia em aproximadamente R$ 467 mil. As obras começaram em janeiro de 2026 e devem ser concluídas até dezembro.

DGABC

Já no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, foram destinados R$ 2,8 milhões. As intervenções incluem instalação de sistemas de climatização mais eficientes, modernização dos sistemas de bombeamento e adoção de energia solar. Concluído em janeiro de 2026, o projeto deve gerar economia anual de 1.068 MWh, com redução estimada de R$ 513 mil nas despesas com energia.

Segundo a distribuidora, as medidas também impactam as condições de funcionamento das unidades, ao melhorar o desempenho de equipamentos e as condições térmicas dos ambientes hospitalares.

Além das ações nos hospitais, o Programa de Eficiência Energética da Enel contempla projetos em diferentes setores, como indústria, comércio, área rural e poder público. De acordo com a empresa, no último ciclo do programa foram economizados cerca de 25 GWh por ano, volume equivalente ao consumo de aproximadamente 8,4 mil famílias. A redução no consumo também contribuiu para evitar a emissão de 254 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

LEIA TAMBÉM:

Atendimento móvel da Enel ficará na Prefeitura de Santo André até 30 de abril




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;