Nacional Titulo Nomeada por Tarcísio

Quem é a coronel Glauce, primeira mulher a chefiar a PM de SP em 200 anos

Informação foi publicada na edição do 'Diário Oficial do Estado' desta quinta-feira, 16

16/04/2026 | 09:55
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/Governo de SP
FOTO: Divulgação/Governo de SP Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Glauce Anselmo Cavalli, coronel da Polícia Militar de São Paulo, foi nomeada pelo governador Tarcísio de Freitas (Repulicanos) para assumir o comando-geral da corporação. Pela primeira vez em quase dois séculos de existência, a PM será chefiada por uma mulher. A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 16.

A oficial é mestre e doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. É graduada em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Educação Física pela Escola de Educação Física da PM.

Antes da nomeação, Glauce ocupava a Diretoria de Logística da corporação. Ao longo da carreira, também comandou o CPA/M-2, responsável por uma das regiões mais populosas da capital paulista, além de ter chefiado a Coordenadoria de Assuntos Jurídicos do Comando-Geral e o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar.

DGABC

"A coronel Glauce construiu uma trajetória sólida na Polícia Militar, com formação de excelência, liderança reconhecida e ampla experiência em funções operacionais, estratégicas e de gestão. Foi destaque desde a formação e seguiu acumulando responsabilidades ao longo da carreira, sempre com alto nível técnico. É uma oficial extremamente preparada para comandar a maior tropa policial do País", disse Tarcísio em nota divulgada pelo governo do Estado.

A nomeação foi apresentada como um marco histórico para a Polícia Militar, além de ser vista como um avanço na ampliação da presença feminina em cargos de liderança em São Paulo.

A coronel vai suceder o coronel José Augusto Coutinho, que estava no comando da instituição desde maio de 2025.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;