Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Dinamarca ambiciona norte da Groelândia em expedição


Da AFP

13/08/2007 | 13:20


Uma expedição dinamarquesa partiu no domingo para o Ártico com o objetivo de cartografar o fundo marinho do norte da Groenlândia, o que permitira à Dinamarca confirmar suas reivindicações nesta zona, ambicionada também pelos russos.

A expedição, formada por 45 pesquisadores, partiu de Tromsoe (norte da Noruega) a bordo do navio quebra-gelo sueco "Oden". Durante cinco semanas, os cientistas examinarão o fundo marinho compreendido entre as latitudes 83° e 87° norte, um território autônomo dinamarquês.

Seus estudos poderão permitir que o país prove que a costa de Lomonossov, uma cadeia de montanhas submarina, que se estende da Groenlândia à Sibéria, é um prolongamento da Groenlândia, podendo, assim reivindicar direitos sobre uma zona onde pode haver importantes jazidas de hidrocarbonetos.

A Rússia já reivindicou uma grande parte dessa região, argumentando que a estrutura de Lomonossov é um prolongamento da Sibéria. O Canadá também considera que a cadeia é uma extensão de sua colina continental.

Em 2 de agosto passado, uma expedição russa fincou, ajudada por dois submarino, uma bandeira russa de titânio a quatro mil metros de profundidade no Polo Norte, o que despertou novamente a ambição sobre o Ártico.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;