Internacional Titulo Oriente Médio

Irã libera navios do Iraque e humanitários pelo Estreito de Ormuz

O domínio iraniano sobre o local reduziu drasticamente os embarques de petróleo e gás

05/04/2026 | 07:01
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O Irã anunciou neste sábado (4) que embarcações iraquianas poderão cruzar o Estreito de Ormuz. "Anunciamos que o Iraque, nosso país irmão, não está sujeito às restrições que impusemos no Estreito de Ormuz e que tais restrições se aplicam apenas aos países inimigos", declarou o porta-voz do comando das Forças Armadas, Ebrahim Zolfaghari.

O domínio iraniano sobre o estreito reduziu drasticamente os embarques de petróleo e gás, prejudicando as economias do Iraque e do restante das nações do Golfo Pérsico.

O governo também aprovou a passagem de barcos que transportam bens essenciais e de ajuda humanitária com destino aos portos iranianos ou que estejam em trânsito no Mar de Omã, informou o ministro da Agricultura do país, Homan Fathi, em carta obtida pela agência de notícias Tasnim.

DGABC

Para isso, ele pediu uma lista dos navios que se enquadram e que já estão preparados para atravessar a passagem. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;