Memória Termina a Semana Ribeirão Pires, começa a Semana Santo André, logo mais a Semana Rio Grande da Serra
Crédito da foto 1 – Banco de Dados

E a Memória nossa de cada dia vai contando histórias. Fazendo cobranças. Três exemplos?
1 - Ribeirão Pires perde a chance de utilizar o histórico armazém ferroviário para a instalação do Museu Municipal Família Pires.
2 - Santo André aniversaria com o Museu Histórico Octaviano Gaiarsa fechado mais um ano.
3 - E Rio Grande da Serra? Viverá seu aniversário em maio mais um ano sem um espaço dedicado à sua memória?
É SANTO ANDRÉ
Ok. O museu com o nome do seu historiador maior, Dr. Gaiarsa, pelo menos guarda um acervo fantástico para quando reabrir. Daí a sugestão que fazemos diretamente ao diretor de Bibliotecas, Preservação e Memória da Prefeitura.
– Caro Marco Moretto Neto, veja esta capa. É a do suplemento de aniversário de Santo André em 1996. Verdadeiro documento que registra a transformação da cidade.
Há 30 anos, o suplemento mostrava a cidade trocando de identidade, com o comércio diversificado substituindo a força industrial.
Ano a ano, esses suplementos contam muito. Por que não reunir todos eles numa grande exposição? 1970, 1971, 1972... 2026... Poderia ser em combinação direta com o Diário. E o local, claro: se não temos o Museu Octaviano Gaiarsa, façamos na Sala Diário do Grande ABC, inaugurado há um ano na Biblioteca Nair Lacerda. Será um sucesso, sem dúvida.
Enquanto isso, aguardemos pela reabertura do Octaviano Gaiarsa. Se a cidade tem os propalados e discutíveis quatrocentos e tantos anos, como não ter um museu ativo, moderno, brilhante, para contar essa história? Vamos lá, Santo André. Você merece ter o seu museu
ENQUANTO ISSO...
Memória organiza a Semana Santo André 2026. Gente, é tanta matéria recebida de leitores queridos, que já vamos adiantando: a Semana Santo André 2026 extrapolará este abril para atingir o ano inteiro. Vejam só algumas atrações:
1 - Vanderlei Retondo escreveu uma crônica maravilhosa: “A chuva no parque”.
2 - Antenor Biolcatti, 89 anos: memórias do mais antigo vereador.
3 - Roseli Dias Ortigoso divide conosco fotos maravilhosas (e antigas) da cidade, do Gipem, do Colégio Santo André.
4 - Ivan Savioli Ferraz, hoje residindo em Ribeirão Preto, traz um ensaio em 18 episódios da Santo André em preto-e-branco em janeiro de 1999.
5 - Adelino Faccioli mostra uma aventura realizada em 1963, com colegas, a caminho de Santos ou de Paranapiacaba.
6 - O cirurgião-dentista Joaquim Marcelino da Silva Filho, o Silvinha, focaliza as seis edições de uma copa de futebol que deveria ter continuidade, a Copa João Ramalho, envolvendo quase todas as Setecidades.
7 - Por fim, uma homenagem ao médico Affonso Maria Zanei Filho, que nos confiou o acervo do pai, também ex-vereador.
Claro, esse acervo do saudoso Dr. Zanei – fotos, livros, objetos com o brasão andreense - repassaremos ao Museu Octaviano Armando Gaiarsa quando o museu for reaberto.
Nesse dia, uma lágrima rolará, como rolou quando o Cine-Teatro Carlos Gomes foi reaberto.

Crédito da foto 1 – Banco de Dados
DOCUMENTO. Capa do suplemento de aniversário de Santo André em 1996 reproduzida por André Henriques: a cada ano, uma produção como esta. No conjunto, a transformação contemporânea da cidade. Aprovada a ideia da reprodução, temos certeza de que a equipe do Claudinei Plaza reproduzirá todas as demais capas. E a Memória sorrirá
Para a edição 20.129...
Valdeci Verdelho
O andreense Valdeci Verdelho iniciou conosco a carreira de repórter nos tempos da casinha do Diário, em frente ao atual prédio. Era o início dos anos 70. Seguiu carreira em outros grandes veículos de comunicação da capital e fundou, em 2012, a Verdelho Comunicação.

Crédito da foto 2 – Fernando Ferreira
VALDECI. Presente nos reencontros dos amigos do Diário
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Terça-feira, 6 de abril de 1976
MANCHETE – Santo André estaria na rota do Metrô, segundo o governador do Estado, Paulo Egydio Martins.
FUTEBOL – Em Taubaté, Taubaté 0, Santo André 3.
Aliança conquistava a Taça São Bernardo da Divisão Especial.
EM 6 DE ABRIL DE...
1926 - Fundado, no Distrito de Santo André, o Esporte Ciclo São Bernardo, clube voltado dos adeptos do ciclismo e que reunia nomes como os Dalla, Borlenghi e Bacchi.
1976 - Iniciada a campanha de combate à meningite no Grande ABC.
Conselho Federal de Educação aprova a Faculdade de Odontologia da Metodista, em São Bernardo.
1986 - Eletropaulo anunciava a restauração da Calçada do Lorena, na interligação São Bernardo-Cubatão.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Pedra Bela. Fundado em 1869 e elevado a município em 1964, quando se separa de Bragança Paulista.
E mais: Boquira (BA), Limoeiro (PE), Rosário (MA) e Santana do São Francisco (SE).
HOJE
Dia Mundial da Atividade Física.
Santa Catarina de Pallanza
4 de abril

Eremita italiana do século XV. Abadessa. Fundou mosteiros, seguindo a regra de Santo Agostinho.
Acervo: Diocese de Blumenau (SC)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.