Setecidades Titulo Mobilidade

Cetesb atesta viabilidade ambiental e emite licença para 3ª pista da Imigrantes

Com 81% do percurso em túneis, a obra promete facilitar o transporte de veículos pesados entre a região e a Baixada Santista

31/03/2026 | 10:35
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/Governo de SP
FOTO: Divulgação/Governo de SP Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) emitiu nesta segunda-feira (30) a licença prévia que atesta a viabilidade ambiental da nova ligação Anchieta-Imigrantes. O projeto terá 21,6 km de extensão e vai conectar a Grande São Paulo à Baixada Santista.

O traçado terá início no km 43 da Rodovia dos Imigrantes e seguirá até o km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, nas proximidades do polo industrial de Cubatão. A proposta é ampliar a segurança viária, melhorar o acesso ao Porto de Santos e gerar ganhos logísticos, com aumento de capacidade de cerca de 145% no escoamento de cargas no trecho de serra.

A proposta foi analisada a partir do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e recebeu manifestação favorável do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) na última quarta-feira (25).

DGABC

Executado pela Ecovias, o projeto é considerado um dos mais complexos do país do ponto de vista de engenharia. Cerca de 81% do percurso será em túneis — solução que reduz intervenções na superfície e minimiza interferências ao longo do trajeto, inclusive em áreas de vegetação nativa.

A Cetesb, que é vinculada à Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), estabeleceu um conjunto rigoroso de condicionantes para garantir a execução com segurança ambiental. Entre elas estão o monitoramento contínuo da biodiversidade, a proteção de mananciais estratégicos, o controle técnico das escavações e medidas voltadas à preservação dos recursos hídricos ao longo do traçado.

Para viabilizar o licenciamento, a Companhia mobilizou equipes multidisciplinares, com geólogos, engenheiros, biólogos e outros especialistas que acompanharam desde a fase inicial cada etapa de definição do traçado e das soluções construtivas.

Segundo o diretor-presidente da Cetesb, Thomaz Toledo, esse acompanhamento técnico é essencial para obras de grande porte.

“O licenciamento ambiental oferece segurança e previsibilidade, permitindo que obras desse porte avancem com responsabilidade e tragam benefícios concretos para mobilidade, economia e meio ambiente”, afirmou.

A construção deve movimentar cerca de 4 milhões de metros cúbicos de solo e rocha — volume equivalente a aproximadamente 1.600 piscinas olímpicas. Com a emissão da licença prévia, o projeto segue agora para as próximas etapas do licenciamento, que incluem as fases de instalação e operação.

LEIA TAMBÉM

Projeto para construção de terceira pista na Imigrantes é divulgado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;