Reedição da aliança Anúncio do novo comando da aliança partidária pelos deputados federais está programado para próxima terça-feira, no Congresso
FOTO: Reprodução Instagram, Denis Maciel 30/6/25 e André Henriques 25/9/25

PSDB e Cidadania vão oficializar, na próxima terça-feira (10), a manutenção da federação formada entre os dois partidos desde maio de 2022 junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O anúncio será realizado em Brasília pelos deputados federais Aécio Neves (PSDB) e Alex Manente (Cidadania), que assumirão as funções de presidente e vice, respectivamente, ambos presidentes nacionais das legendas, que reúnem 19 cadeiras na Câmara Federal e outras três no Senado.
A reedição da aliança entre os partidos para as eleições de outubro chegou a ser confirmada pelo próprio Alex Manente, ao assumir a liderança nacional do Cidadania na última quarta-feira, em São Bernardo. O evento contou com as presenças de lideranças do PSDB, como o presidente estadual e vice-presidente nacional do partido, Paulo Serra, e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira.
A decisão pela manutenção da federação vem após consultas sobre possível rompimento antes do prazo mínimo de quatro anos da homologação.
“Existiu uma consulta feita ao STF (Supremo Tribunal Federal), que foi respondida. O PSDB-Cidadania tem uma duração mínima até maio deste ano. Nessa consulta, abriu-se a possibilidade de, por ser a primeira (do País), seis meses antes de completar os quatro anos, podermos sair, desde que fizéssemos uma nova federação. Como não temos mais tempo para isso, o partido que sair da aliança nesses seis meses perde fundo partidário, fundo eleitoral e tempo de televisão”, frisou Alex Manente.
A federação chegou a ter a sua sequência praticamente enterrada quando o Cidadania era presidido nacionalmente por Comte Bittencourt. Em março do ano passado, o diretório nacional do partido decidiu, de forma unânime, não renovar a junção com o PSDB, abrindo caminho para as consultas junto ao STF. Entretanto, em dezembro, Roberto Freire reassumiu o comando da sigla por meio de liminar concedida pela Justiça. Desde então, os ares entre os dois partidos foram amenizados.
Segundo Aécio, a continuidade da união partidária entre PSDB e Cidadania para outubro abre caminho seguro para o centro democrático brasileiro. “Longe dos extremos, a federação se prepara para construir um novo projeto para o Brasil e, nestas eleições, a sua consolidação será extremamente positiva também para os candidatos que disputarão as eleições proporcionais. A aliança deverá ser formalizada, já na próxima terça-feira, com perspectivas de fazer uma expressiva bancada na Câmara Federal e nas diversas Assembleias Legislativas pelo País“, afirmou o tucano.
Em São Paulo, ao bloco elegeu 12 deputados estaduais – nove tucanos e três cidadanistas – em 2022, como Ana Carolina Serra (Cidadania) para a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), em dobrada com Alex Manente. Atualmente, o grupo perdeu oxigenação devido às debandadas de parlamentares para o PSD – chefiado nacionalmente por Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado –, com o anúncio de saídas mais recentes de seis parlamentares do PSDB e um do Cidadania.
Para Paulo Serra, a sequência da aliança entre as duas legendas é vista de forma positiva por ambos os lados. “Já defendia isso, porque acredito que vai ajudar muito na montagem de chapa (de candidatos). Nós (do PSDB) já temos, hoje, praticamente dois a três deputados federais e quatro a cinco estaduais que devemos fazer (na eleição de outubro). Com a federação, devemos aumentar, pelo menos, uma ou duas vagas nas duas chapas somando com Cidadania. Então, isso tem um efeito prático muito bom e reforça os partidos”, ressaltou o tucano.
No Grande ABC, PSDB e Cidadania compõem uma aliança com 14 vereadores distribuídos em quatro das sete cidades. Pelo lado cidadanista, há oito legisladores, com a maior força vindo de São Bernardo, onde ocupa cinco cadeiras no Legislativo. Entre os seis tucanos na região, quatro deles são de Santo André, comandada por Gilvan.
Em seu primeiro mandato como vereador de São Bernardo, João Viana foi designado à posição de segundo vice-presidente nacional do Cidadania, agora chefiado no Brasil pelo deputado federal Alex Manente. O parlamentar de 25 anos atualmente é o mandatário do diretório estadual do partido e destaca a renovação na composição da legenda, que definiu, na noite de quarta-feira (4), a composição da nova executiva.
Alex Manente assumiu o comando do Cidadania no lugar de Roberto Freire, durante congresso realizado no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), em São Bernardo, com a presença de aproximadamente 1.500 pessoas, entre elas, autoridades políticas da região, como os prefeito anfitrião Marcelo Lima (Podemos). Pessoa de grande confiança do deputado, João Viana alcançou lugar de destaque na legenda nas esferas estadual e nacional.
“Começamos um novo tempo no Cidadania, marcado pela superação da polarização por meio da inovação, tecnologia e modernidade. Sob a liderança do novo presidente Alex Manente, lançamos o manifesto com objetivo de o partido representar esse novo tempo, junto a uma executiva com a maior representação de jovens e mulheres da história, na sucessão do nosso histórico líder Roberto Freire”, disse João Viana.
O vereador passa a fazer parte da condução do Cidadania perante a meta da nova direção garantir o crescimento do partido tanto no Congresso Nacional como na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) a partir da eleição de outubro. No Grande ABC, Alex Manente deve buscar novo mandato na Câmara Federal, ao lado de postulantes a deputados estaduais, como Rodolfo Donetti, vereador de Santo André, Márcio da Farmácia, de Diadema, Dedé da Folha, de Ribeirão Pires, entre outras lideranças locais.
As posses de Alex Manente e João Viana como presidente e segundo vice-presidente nacional, respectivamente, do Cidadania também foram prestigiadas pelos prefeitos Gilvan Ferreira (PSDB), de Santo André, e Taka Yamauchi (MDB), de Diadema.

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.