Política Titulo
PT se divide em relação ao futuro dos radicais
Do Diário OnLine
12/12/2003 | 20:52
Compartilhar notícia


A ameaça de expulsão dos radicais do PT está dividindo a militância do partido. Nesta sexta-feira, petistas fizeram manifestações contra e a favor da senadora Heloísa Helena (AL) e dos deputados federais João Batista de Araújo (PA), o Babá, Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE). O processo contra os quatro parlamentares será concluído neste fim de semana, em reunião do Diretório Nacional do PT.

O diretório do Distrito Federal fez, em Brasília, um ato de apoio à direção do partido, ao governo Luiz Inácio Lula da Silva e às reformas. Cerca de 100 petistas defenderam a expulsão dos radicais, alegando que eles não podem permanecer no PT após votarem contra a decisão da maioria.

O lema do encontro foi ‘Liberdade de Expressão, Unidade de Ação’. Uma indicação de que a expulsão deve ser o destino dos radicais era a presença do presidente do PT, José Genoino, no ato contra eles.

Ao fim da manifestação foi divulgado o documento “Sem respeitar o PT: ficar por quê?", com assinaturas de líderes do partido no Distrito Federal, 24 presidentes de diretórios estaduais e deputados e senadores.

Defesa- Heloisa Helena participou de um ato em sua defesa no Rio de Janeiro. Emocionada, ela disse que é difícil ser ameaçada de expulsão enquanto “os delinqüentes da política brasileira” estão “se lambuzando no banquete farto do palácio”. Apesar disto ela lembrou que “também existe vida pulsando fora do PT”.

Os petistas que participaram do ato vaiaram o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que defende a expulsão dos radicais. Muitos ameaçaram não apoiar sua candidatura à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Já o deputado estadual Domingos Dutra (PT-MA) levou a Brasília uma moção contra a expulsão de Heloísa Helena, assinada por 37 dos 42 deputados da Assembléia Legislativa do Maranhão. Os signatários são de diferentes partidos.

Em Alagoas, o grupo Amigos de Heloísa está promovendo um abaixo assinado pedindo a revisão da decisão de expulsar a senadora, que com os outros parlamentares radicais votaram contra as principais reformas do governo e criticaram ações do presidente Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;