Política Titulo
Sessão é marcada por matérias fracas em Mauá
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
09/06/2010 | 07:42
Compartilhar notícia


Apenas quatro itens apresentados pelo Legislativo foram votados ontem, durante a sessão da Câmara de Mauá. O Executivo não enviou nenhum projeto para apreciação. Entre os pontos da ordem do dia estava a moção de aplausos a um massagista e naturopata, de autoria de Edgard Grecco (PDT), dois requerimentos, um deles do verde Atila Jacomussi, pedindo para que a Eletropaulo troque lâmpada em poste na Rua Antonio Augusto Manoel e outro de Ozelito José Benedito (PSB), que solicitava informações sobre a legislação relativa ao nível de ruídos após às 22h na cidade. E por fim o requerimento proposto pelo presidente da Casa, Rogério Santana (PT), para que seja realizada sessão solene com o intuito de comemorar os 20 anos da Orquestra de Violeiros de Mauá. "A Orquestra é tombada como patrimônio histórico. É forma de preservar a memória e a produção artística da cidade" explicou.

Já Grecco argumentou que apresentou moção de aplausos porque trata-se de profissional que presta serviços comunitários e voluntários há 30 anos no município. "Resolvi prestigiá-lo porque é um profissional exemplar e atua em Mauá há muito tempo."

Interessante é que no momento da votação das matérias dos quatro vereadores, apenas Grecco e Santana estavam no plenário.

O comandante do Legislativo justifica a pauta enxuta por conta do feriado da semana passada e a proximidade da abertura do período eleitoral. "As pautas anteriores foram bem recheadas. Mas com o feriado, as quatro comissões permanentes não tiveram a produtividade habitual. Por isso, houve o consenso de apresentar poucas matérias hoje (ontem)."

O líder governista, Rômulo Fernandes (PT), se mostrou tranquilo à falta de proposituras do Executivo. O petista adiantou que tentará manobra para a primeira votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que deve acontecer na próxima sessão, marcada para quarta-feira, por conta do jogo do Brasil. "A ideia é tentar construir a primeira votação da peça na semana que vem e deixar a votação de emendas para a segunda votação." Os pares têm até o dia 30 para aprovar a peça. Caso contrário será necessário suspender o recesso parlamentar de julho.

TOM ELEITORAL - Marcaram presença na sessão de ontem, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que busca a reeleição e o pré-candidato à Câmara Federal e ex-prefeiturável de Mauá, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PMN).

O tucano aproveitou a passagem pela Câmara para utilizar a tribuna a convite do presidente do Legislativo. Morando falou sobre atuação de seu mandato como emendas para a região.

Já Chiquinho, que não subiu à tribuna, afirmou que a visita era de cortesia. Mas nos bastidores não deixou de criticar a gestão petista. "É um governo fragilizado, em baixa", disparou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;