Setecidades Titulo Carnaval

Personalidades de São Bernardo prestigiarão o desfile do Vai-Vai

Metalúrgicos, ativistas e cineastas estão entre os homenageados no desfile da escola de samba

08/02/2026 | 08:53
Compartilhar notícia
FOTO: Woody Henrique/Liga-SP
FOTO: Woody Henrique/Liga-SP Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O Vai-Vai levará para o Sambódromo do Anhembi, no Carnaval de 2026, um desfile profundamente ligado à história e à identidade de São Bernardo. Com o enredo A Saga Vencedora de um Povo Heroico no apogeu da vedete da Paulicéia, a escola homenageia trabalhadores, imigrantes e personagens que ajudaram a construir a cidade como símbolo de luta, cultura e resistência no Grande ABC.

Entre os destaques do desfile estão personalidades da região que vão ocupar o carro alegórico Greve!, que representa as lutas do povo trabalhador e sua expansão para diferentes áreas de atuação. 

O presidente do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), Moisés Selerges, confirmou presença e deve desfilar na última ala da escola, destinada para amigos dos dirigentes da escola. Ele destacou que o convite partiu da própria agremiação, ao reconhecer o papel histórico da entidade na cidade. “Não dá para falar de São Bernardo sem falar dos metalúrgicos e da luta histórica da categoria. O sindicato faz parte dessa história, assim como o cinema e os imigrantes”, afirmou. Segundo Selerges, além de dirigentes, um grupo de 20 trabalhadores do SMABC e de fábricas também participam dos ensaios e do desfile.

DGABC

Trechos como “Vai parar geral” atravessam a avenida nos ensaios como memória coletiva das greves históricas e da organização operária que marcaram o município. 

Um dos homenageados é o cineasta Milton Santos Júnior, 61 anos, morador de São Bernardo há mais de três décadas e autor de 30 filmes, muitos deles produzidos na cidade. Ele desfilará no carro Greve! e afirma viver uma emoção inédita.

“É inimaginável estar na avenida representando São Bernardo e o cinema da cidade. Minha história está totalmente ligada a esse lugar”, afirmou. 

A proposta da escola não é retratar o município apenas de forma geográfica, mas conferir centralidade às pessoas que o construíram, operários, artistas, lideranças comunitárias e religiosas. Também integra o desfile a ialorixá Carmen de Melo Cordeiro, a Mãe Carmen de Oxum, 73, líder do terreiro Ilê Olá Omi Asé Opô Araká, no bairro Alvarenga. O espaço é tombado como patrimônio cultural de São Bernardo.

Para ela, a participação no desfile é uma forma de visibilidade e enfrentamento ao preconceito. “Colocar a representação das religiões de matriz africana num evento dessa dimensão é abrir caminhos e combater o racismo religioso.”

O ativista Paulo Araújo, 36, presidente da Casa Neon Cunha, entidade que atende à população LGBTQIAPN+ em situação de extrema vulnerabilidade, avalia a homenagem como um gesto de reparação histórica. “São Bernardo é conhecida como a cidade do trabalhador, mas é preciso dizer quem são essas pessoas. Também somos nordestinos, pessoas LGBTQIAPN+, gente que construiu a cidade mesmo enfrentando preconceitos”, destacou.

Além deles, o desfile contará com a presença de Benedito da Silva Lemes, conhecido como Ditinho da Congada, fundador do grupo Congada de São Bernardo, referência na preservação das tradições afro-brasileiras.

O prefeito Marcelo Lima (Podemos) tem presença confirmada apenas no Sambódromo do Anhembi. Até o momento, não há informações se ele participará do desfile, conforme informou a Prefeitura de São Bernardo.

Representando o Paço, as secretárias Samara Dinis, de Cultura, e Sandra do Leite, da Mulher, devem participar do desfile da agremiação.

Fundado em 1930, o Vai-Vai é uma das escolas mais tradicionais do Carnaval paulistano, com 15 títulos do Grupo Especial. O grupo será o sexto a desfilar na avenida, por volta das 4h45, no dia 13 de fevereiro. 

Com polêmica, região também marca presença na Sapucaí

A escola de samba fluminense Acadêmicos de Niterói estreia no grupo especial da Marquês de Sapucaí no dia 15 de fevereiro, às 22h, e vai abrir os desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro. Com um enredo em homenagem ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a apresentação terá como tema Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil. O enredo cita a jornada do ex-metalúrgico do Grande ABC, onde iniciou sua trajetória pública.

A homenagem ocorre em meio a uma polêmica envolvendo recursos públicos. O corpo técnico do TCU (Tribunal de Contas da União) chegou a recomendar a suspensão de um repasse federal de R$ 1 milhão destinado à escola, mas o relator do caso, o ministro Aroldo Cedraz, decidiu manter a liberação do valor.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, a homenagem é legítima e vai além de preferências políticas. “Não é uma questão de gostar ou não gostar do presidente Lula. Ele é um personagem marcado na história do País”, afirmou. Segundo ele, o petista reúne uma trajetória que justifica o reconhecimento. 

LEIA MAIS:

Vai-Vai escolhe local de São Bernardo como enredo para 2026




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;