Meio ambiente Akira Auriani defende o fortalecimento do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da entidade, destacando a importância de um acompanhamento técnico permanente
FOTO: Divulgação

O prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), participou nesta sexta-feira (6) de reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC com secretários municipais e responsáveis pelas áreas de meio ambiente das sete cidades da região. O encontro teve como pauta central a crise hídrica, a preservação dos mananciais e a necessidade de um planejamento regional integrado.
O encontro, solicitado pelo prefeito, ocorre em um contexto de grandes intervenções estruturantes previstas para a região, que exigem atenção redobrada quanto aos impactos ambientais e à segurança hídrica dos municípios do Grande ABC.
Durante o encontro, Akira defendeu o fortalecimento do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do Consórcio, destacando a importância de um acompanhamento técnico permanente, com base em dados, documentos e análises qualificadas, capaz de subsidiar as decisões conjuntas dos prefeitos.
Entre os temas debatidos, foram consideradas obras de grande porte previstas para a região metropolitana, como a transposição de água do sistema Billings para o Alto Tietê, além do projeto de duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá, que demandam uma avaliação criteriosa sobre o uso dos recursos hídricos e a preservação ambiental.
“Chamei essa reunião para tratar da crise hídrica, da preservação do meio ambiente e da necessidade de um olhar regional. Temos intervenções importantes previstas para a nossa região e precisamos de um acompanhamento técnico qualificado, diverso e transparente, para garantir segurança no abastecimento e proteção aos nossos mananciais”, afirmou o prefeito.
Akira destacou que o objetivo do debate não é questionar projetos específicos, mas garantir que todas as ações sejam analisadas de forma integrada, considerando os possíveis impactos ambientais ao longo do tempo.
“A Billings, por exemplo, é um patrimônio ambiental estratégico, fundamental para milhões de pessoas. Qualquer intervenção precisa ser acompanhada com responsabilidade e planejamento, garantindo desenvolvimento sem prejuízos ao meio ambiente e às futuras gerações. Iremos elaborar um plano de ação para 10 anos ”, completou.
Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, “esse é um momento que exige planejamento estratégico e um olhar diferenciado para o futuro da região. Intervenções devem ser acompanhadas com responsabilidade, especialmente quando falamos da Billings, que é fundamental para o abastecimento no Estado de São Paulo”.
Ficou acordado no encontro que caberá ao Consórcio Intermunicipal organizar as tratativas, aprofundar os estudos técnicos e elencar ações regionais relacionadas aos temas debatidos.
LEIA TAMBÉM
Projeto cria programa para proteger idosos de golpes digitais em SP
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.