Cultura & Lazer Titulo
Beatles é o grupo pop do século
Do Diário do Grande ABC
27/01/1999 | 12:59
Compartilhar notícia


No dia 31 de janeiro de 1964, os Beatles ocupavam as cinco primeiras posiçoes no hit-parade norte-americano, um recorde que jamais foi superado e nem sequer igualado e que permitiu na época aos quatro de Liverpool o acessao ao topo do rock, onde continuam trinta anos depois de sua separaçao oficial.

Quando fundaram os Beatles (jogo de palavras entre ``beat'/ritmo e ``beetle'/besouro) no início de 1960, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr eram quatro jovens de famílias operárias de Liverpool como tantos outros, a nao ser por sua paixao comum pelo rock, a música importada do outro lado do oceano, da qual Elvis Presley era o rei indiscutível.

O grupo fez suas primeiras incursoes nos clubes noturnos de strip-tease de Hamburgo (Alemanha) e em The Cavern, clube de Liverpool, onde descobriu seu futuro representante, Brian Epstein. Foi Epstein que os apresentou às gravadoras londrinas e o conjunto assinou um contrato com Parlophone/EMI, selo em que encontraram o artífice de seu sucesso artístico, George Martin, um mago dos arranjos, a quem se daria depois o título simbólico de ``quinto Beatle'. Martin, dotado de um sentido musical inigualável, soube dar vida às melodias surgidas da imaginaçao dos geniais autodidatas que eram Lennon e McCartney, compositores de excepcional qualidade.

``Love me do', seu primeiro 45 rpm só alcançou a posiçao 17 no hit-parade inglês no final de 1962, mas essa foi a última vez que os Beatles ocuparam um lugar tao modesto nas classificaçoes. Em fevereiro de 1963, ``Please, please me', encabeçou as paradas britânicas, primeiro lugar que os Beatles continuaram ocupando regularmente durante os sete anos de existência do grupo.

O advento dos Beatles coincidiu com o da juventude surgida da imediata pós-guerra. Os Beatles foram, junto com seus ``rivais', os Rolling Stones, os compositores da faixa sonora da época. Mas, além da música, foram também os porta-vozes e os emblemas de grande parte dessa juventude. Os quatro de Liverpool deveram essa capacidade de representar sua época a seu elemento mais carismático, o turbulento John Lennon, que nao vacilou em proclamar em março de 1966: ``Os Beatles sao mais famosos que Jesus Cristo'.

A imaginaçao e a poesia de Lennon foram maravilhosamente rodeadas pelo gênio melódico de McCartney, autor em particular - entre suas aproximadamente mil composiçoes - da cançao mais difundida na rádio em todo o século, ``Yesterday', cujas notas concebeu em sonhos e cujo primeiro título era sumamente prosaico, ``Scrambled eggs' (``Ovos mexidos')... a simpatia do baterista Ringo Starr, o humorista do conjunto e os fulgores episódicos de George Harrison completaram essa alquimia única de quatro personalidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;