Cultura & Lazer Titulo
Paranapiacaba por Araquém Alcântara
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
29/04/2001 | 19:40
Compartilhar notícia


Araquém Alcântara, um dos mestres da fotografia de natureza no Brasil, tirou fotos na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, durante workshop que realizou neste sábado. Por causa de uma viagem anteriormente agendada para a Chapada Diamantina, o fotógrafo não concluiu a avaliação do workshop. Araquém, que embarcou neste domingo, garante que terminará a avaliação em 15 dias, quando voltar da viagem.

Além do relançamento do livro Terra Brasil, de 1998, em edição bilíngüe no país no próximo mês – e do lançamento na Alemanha em setembro –, o fotógrafo mantém outros projetos.

O Museu Britânico marcou, também para setembro, o lançamento de um livro e a abertura de uma exposição sobre a Amazônia, Unknown Amazon. Além de Alcântara – a capa do livro é dele –, outros fotógrafos, como o andreense Pedro Martinelli, participam do projeto.

Alcântara nega que a natureza pura e simples e o contato do homem com o meio ambiente sejam vertentes distintas em seu trabalho. “As duas coisas estão totalmente interligadas. A foto de natureza envolve o homem, há uma interface”, diz. A relação do homem com a natureza – culturas diferentes, a do homem que habita um recanto selvagem e a do que o devasta – é o ponto. “A fotografia de natureza está ligada à antropologia”, afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;