Prioridade Governador espera destravar editais das linhas 10 e 20, obras do BRT e duplicação da Índio Tibiriçá
Denis Maciel/DGABC

Com pretensões divididas entre a reeleição ao governo do Estado e uma disputa presidencial, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) chega a 2026, ano de eleição e último do mandato vigente, com propostas para tirar do papel no Grande ABC. Entre os desafios pendentes estão a inauguração do corredor BRT-ABC, o lançamento do edital da concessão da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), avanços na futura Linha 20-Rosa do Metrô e na duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá.
Tarcísio desembarca no ano eleitoral depois de sete visitas ao Grande ABC ao longo de 2025, em todas as oportunidades enfatizando os investimentos estaduais destinados às sete cidades. Em um período de 15 dias, no mês de dezembro, o governador realizou três agendas na região, concretizando, entre elas, a inauguração do Piscinão do Jaboticabal, a menos de 48 horas do Natal, na tríplice divisa entre São Bernardo, São Caetano e São Paulo. Outro grande anúncio ocorreu em agosto, com acordo de R$ 409 milhões para a saúde.
Entre entregas de apartamentos, escrituras, anúncios de investimentos e inaugurações, a exemplo da Praça da Cidadania e do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, ambos em São Bernardo, também permaneceram pendências. Uma delas é o edital voltado à revitalização e duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá, prometido pelo republicano para outubro, porém a meta não foi atingida e agora é aguardada para 2026.
“A gente está terminando o projeto da duplicação da Índio Tibiriçá. Vai ser importante para Ribeirão Pires, Santo André e São Bernardo até Suzano. Estamos falando de 36 quilômetros de duplicação, que será licitada em outubro. Serão R$ 460 milhões”, disse o governador, em cerimônia de abertura da Praça da Cidadania de São Bernardo, no fim de agosto.
Tarcísio também prometeu para fevereiro a quarta Praça da Cidadania na região, desta vez em Diadema. A previsão ocorreu em 8 de dezembro, durante o aniversário de 66 anos da cidade, depois de anunciar R$ 24 milhões para o Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, na região central. A estrutura será erguida em um terreno de 2,3 mil metros quadrados, no bairro Serraria, com equipamentos para práticas esportivas, escola de qualificação profissional, salas de moda e arte, informática, gastronomia e beleza, entre outras.
Na mobilidade urbana, o Palácio dos Bandeirantes tem mais desafios no Grande ABC, como finalizar o projeto de engenharia da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará Santo André e São Bernardo à Zona Oeste de São Paulo, meta estabelecida pelo próprio governador para setembro deste ano. Uma vez alcançada essa etapa, o passo seguinte será o lançamento do edital de obras e concessão do serviço, incluindo cerca de 30 quilômetros de extensão de trilhos e 24 estações.
Tarcísio declarou de utilidade pública parte do terreno da antiga fábrica da Ford, em São Bernardo, como futuro espaço para o pátio de manobras dos 50 trens da Linha 20-Rosa, a fim de que as obras se iniciem pela região. Outro edital aguardado é o da Linha 10-Turquesa, visando à concessão do ramal à iniciativa privada, sob promessa de qualificação do serviço prestado à população. O futuro certame contempla, no mesmo pacote, a construção da Linha 14-Ônix de VLT (veículo leve sobre trilhos), de Santo André à Zona Leste de São Paulo, com possibilidade de ligação até Guarulhos.
Ainda no transporte público, o governador acompanha de perto as obras do BRT-ABC, após seis datas de entrega adiadas por problemas de licenças, o que resultou em ritmo desacelerado dos trabalhos. Após ameaça de rompimento contratual, a Next Mobilidade ampliou a mão de obra para 773 pessoas, a fim de atender ao republicano, que espera o início da operação dos 92 ônibus elétricos articulados, entre São Bernardo, passando por Santo André e São Caetano, até o Sacomã, na Zona Sul de São Paulo, para outubro deste ano.
Em São Bernardo, aliás, o Estado firmou compromisso com o município para investir R$ 22 milhões, dos R$ 27,2 milhões em valores gerais, com a finalidade de requalificar a orla da Prainha do Riacho Grande. A expectativa é de que as intervenções se iniciem no primeiro quadrimestre, após a conclusão das etapas administrativas e do processo de contratação.
LEIA TAMBÉM:
"O cronograma do BRT é para outubro de 2026, afirma Tarcísio"
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.