Setecidades Titulo
Cadeia de Diadema deixa de receber presos a partir desta 6ª
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
23/10/2003 | 22:16
Compartilhar notícia


A partir desta sexta-feira até o próximo dia 30 de novembro a cadeia pública de Diadema está proibida de receber novos presos. A decisão da juíza corregedora da comarca, Claudia Maria Carbonari, foi oficializada nesta quinta-feira após o comprometimento formal da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) em abrigar nos CDPs (Centros de Detenção Provisória) de Mogi das Cruzes e Suzano os novos presos em flagrante ou por mandado de prisão capturados pela polícia na cidade.

O impedimento da entrada de novos presos e a transferência de 144 detentos prevista para até a primeira quinzena de novembro serão as duas principais ações emergenciais do Ministério Público e do poder judiciário de Diadema, em parceria com a SAP e a SSP (Secretaria de Segurança Pública) para alcançar uma população carcerária na unidade de até 200 homens, hoje há mais de 340 detentos onde caberiam 60.

“É uma perspectiva importante de esvaziamento da unidade superlotada. A juíza pôde tomar a decisão, pois nos foi disponibilizada as vagas necessárias”, disse o promotor de execuções criminais de Diadema, Christiano Jorge Santos.

A intenção é fazer uma reforma na cadeia para que ela possa abrigar os presos do município até que o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Diadema, em construção em frente ao 1º DP, na rua Caramuru, esteja concluído em meados de 2004. “Com 200 presos seria mais fácil arrumarmos principalmente as grades das portas das celas, assim não permaneceriam soltos dia e noite”, afirmou o delegado Seccional, Sérgio Abdalla.

Até esta quinta-feira os presos continuavam totalmente soltos na unidade, pois as celas estão sem grades desde o último motim ocorrido último dia 2. Nos últimos 20 dias, a polícia frustrou pelo menos quatro tentativas de fugas ao descobriu quatro túneis. Um deles, o maior já escavado, de aproximadamente 25 m de extensão. Outros buracos em outras celas também foram identificados. “Vivemos no risco iminente de fugas, pode ocorrer a qualquer momento”, disse um policial civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;