Expectativa Anchieta e Imigrantes esperam 506 mil, já Rodoanel Mário Covas, 1 milhão
FOTO: Denis Maciel | DGABC

A virada do ano deve movimentar as rodovias que ligam o Grande ABC ao Litoral, com estimativa de passagem de entre 1,3 milhão e 1,5 milhão de veículos no período.
O cálculo considera os volumes previstos pela Ecovias, que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), e pela SPMAR, responsável pelos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas.
No SAI, a Ecovias projeta que 329 mil a 506 mil veículos utilizem as pistas em direção à Baixada Santista entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro. Para organizar o tráfego, está prevista a implantação da Operação Descida (7x3) a partir das 11h de terça-feira (30), com funcionamento até as 20h do dia 31. O horário pode ser ajustado conforme as condições das rodovias. No retorno, a Operação Subida (2x8) deve funcionar entre quinta (1º) e domingo (3), em janelas de operação definidas conforme o pico de fluxo.
Nos trechos Sul e Leste do Rodoanel, a SPMAR estima que aproximadamente 1 milhão de veículos circulem entre 29 de dezembro e 1º de janeiro. A orientação da concessionária é que os motoristas evitem horários de maior concentração, especialmente na tarde do dia 31 de dezembro.
O tráfego nas rodovias do SAI já apresentava congestionamento no sentido do Litoral na tarde desta sexta-feira (26). De acordo com informações da Ecovias, havia lentidão na Via Anchieta, do km 27 ao km 40, e na Rodovia dos Imigrantes, do km 26 ao km 53, ambas no sentido da Baixada Santista, em razão do excesso de veículos.
O balanço do Natal já registra movimento elevado nas estradas. De acordo com dados das concessionárias, 362 mil a 557 mil veículos podem utilizar o SAI rumo ao Litoral entre 24 e 29 de dezembro, segundo a Ecovias.
Já no Rodoanel, a SPMAR contabiliza cerca de 815 mil veículos entre 22 e 26 de dezembro, distribuídos entre os trechos Sul e Leste.
Rodovias e serviços de atendimento estarão reforçados para o período, com equipes operacionais, guinchos, ambulâncias e monitoramento permanente.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.