Internacional Titulo
Nelson Mandela é o novo embaixador da boa vontade da Unesco
Da AFP
12/07/2005 | 11:19
Compartilhar notícia


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que já recebeu o prêmio Nobel da Paz, foi nomeado embaixador da boa vontade da Unesco pelo diretor-geral da organização, Koichiro Matsuura. A cerimônia de nomeação ocorreu na cidade de Johannesburgo, na África do Sul.

"Mandela recebeu o título em reconhecimento a seu destacado papel de líder da luta contra o apartheid e a discriminação racial, sua dedicação à reconciliação entre distintas comunidades, seu inquebrantável compromisso com a democracia, a igualdade e a educação, seu apoio aos oprimidos do mundo inteiro e sua exemplar contribuição à paz e ao entendimento internacionais", disse Matsuura.

Nascido em 1918, Mandela se tornou uma figura de destaque da oposição ao governo da minoria branca que detinha o poder na África do Sul. Ele ficou preso de 1962 a 1990 por suas atividades contra esse regime e em todo o mundo surgiram vozes pedindo sua libertação. Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz e em 1994 se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente. Até 1999, governou em favor do bom desenvolvimento e ganhou respeito em todo o mundo por seu empenho em seu país.

Atualmente, está aposentado da vida política, mas continua participando na defesa dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;