Economia Titulo
Petróleo atinge maior cotação dos últimos seis meses
Do Diário OnLine
01/04/2002 | 20:46
Compartilhar notícia


A crise no Oriente Médio levou o petróleo à maior cotação dos últimos seis meses. O barril do óleo cru do tipo light sweet crude, negociado em Nova York, subiu 2,31% nesta segunda-feira, fechando a US$ 26,92. Durante os negócios desta segunda, o barril chegou a atingir US$ 27,40, cotação semelhante à média registrada nos atentados de 11 de setembro.

De acordo com operadores, o aumento é decorrente da promessa do premiê israelense Ariel Sharon de promover uma "guerra determinada" a acabar o que ele considera a "campanha do terror" dos palestinos. O líder da Palestina, Yasser Arafat, permanece cercado pelas forças israelenses em seu escritório em Ramallah, em represália israelense aos atentados suicidas palestinos. Desde a última quarta-feira, 28 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em atentados suicidas.

Israel e palestinos não são exportadores de petróleo, mas operadores temem que as tensões se alastrem pelo Oriente Médio, onde estão dois terços das reservas de óleo. O medo dos operadores é em relação ao pedido do Iraque para que os países árabes usem o petróleo para repudiar Israel. "Usem o petróleo como uma arma na batalha contra o inimigo (Israel)", afirmou em comunicado o partido Baath, que governa o Iraque.

O preço do petróleo tem apresentado alta de mais de 50% desde meados de janeiro. A recuperação dos preços acontecia à medida que a economia norte-americana mostrava sinais de recuperação, o que inevitavelmente aumentaria da demanda pelo produto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;