Escrita De geração em geração, concurso literário fortalece laços familiares e projeta sonhos
FOTO: Arquivo pessoal

Mesmo às vésperas de revelar os vencedores e encerrar mais uma edição, o 19º Desafio de Redação do Diário segue rendendo histórias emocionantes e inusitadas. Uma delas vem da família Scartozzoni, que protagonizou um encontro especial entre gerações ao reunir duas participantes marcantes no concurso deste ano.
A dona de casa, Ana Maria Scartozzoni, 74 anos, e a estudante do primeiro ano do ensino médio de São Bernardo, Lorena Scartozzoni, 16, mostraram que a paixão pela escrita pode unir pessoas de diferentes idades. Com o tema Carta para meu eu do futuro - Onde me vejo daqui a 10 anos, avó e neta conseguiram imaginar juntas a próxima década.
“Meu avô (Gilberto Scartozzoni) tem costume de ler o Diário e viu as matérias do Desafio. Ele me mostrou e então propus para minha escola participar do concurso. Quando vi que o tema era uma carta para o meu eu do futuro, fiquei muito curiosa. Decidi colocar o meu coração e escrever sobre meus planos de fortalecer minha família e também sobre o desejo de construir a minha”, comentou a jovem.
Já Ana Maria resolveu fazer o Desafio por ser uma assinante assídua do Diário, desde a década de 1990, além de incentivar a neta. “Caneta e papel são meus objetos preferidos. Desde que o concurso começou a ser divulgado, sugeri para que a Lorena participasse. E também resolvi preparar a minha redação, para incentivá-la ainda mais e me sentir orgulhosa da sua participação."
Após ver que sua avó também tinha participado do concurso pela categoria de moradores, a aluna de São Bernardo aumentou ainda mais sua admiração pela família. “Qualquer um pode participar do concurso. Quando vi que o Desafio pode abordar várias idades, achei muito legal. Com certeza, essa ação dela me inspirou ainda mais”, concluiu.
LEIA MAIS:
Estudante de São Bernardo vence o 18º Desafio de Redação do Diário
Neste momento, a dona de casa está internada no Hospital Brasil, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com um quadro de infecção alimentar. Mesmo enfrentando uma complicação médica, Ana Maria não deixa de sonhar e agradecer pela oportunidade. “O tema foi bem escolhido. Penso que cada um, independentemente da idade, deve ter metas a curto, médio e longo prazo e se preparar a cada dia para atingir os objetivos”, concluiu a idosa.
A 19ª edição do Desafio de Redação tem sido um marco para a história do maior concurso literário do Grande ABC. Um exemplo é o recorde de escolas inscritas neste ano, que chegou a 384 unidades participantes.
ESTÁ CHEGANDO!
A cerimônia de premiação acontece nesta terça-feira (25), às 14h30. Os 54 vencedores, divididos por seis categorias, já foram escolhidos pela mesa julgadora do Diário, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), e do Centro Universitário FSA (Fundação Santo André), no dia 17 de novembro.
Os moradores do Grande ABC podem acompanhar o resultado ao vivo pelas redes sociais do jornal.
Além dos prêmios, os textos ganhadores serão guardados na cápsula do tempo da USCS e serão abertos daqui a 10 anos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.