Setecidades Titulo Novidade

UFABC confirma início de novos cursos de licenciatura em 2026

Instituição terá curso de ingresso e formação específica em pedagogia e geografia

20/11/2025 | 12:02
Compartilhar notícia
Angelo Balma/PSA
Angelo Balma/PSA Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 A UFABC (Universidade Federal do ABC) confirmou, nesta quarta-feira (19), o ínicio de novos cursos de licenciatura para 2026. De acordo com a nota da instituição, a novidade para o próximo ano é a LEILA (Licenciatura em Educação das Infâncias, Linguagens e Artes), no qual permite o ingresso à licença em Pedagogia. Também garantiu o começo da formação específica em Geografia.

Vale ressaltar que Geografia deve ser cursada após a Licenciatura em Ciência Humanas. Ao todo, a LEILA fornece 50 vagas, já Geografia conta com um número um pouco menor, 40.

Além desses, a LEILA também permite o acesso para Educação Física, mas segundo a UFABC ainda não estará disponível em 2026.

DGABC

A pró-reitora de Graduação, Fernanda Cardoso, a necessidade de formação de professores é uma preocupação nacional. "No âmbito do Grande ABC, desde a fundação da UFABC, aparecia como demanda histórica, especialmente no que diz respeito à formação de docentes da Educação Básica", disse Fernanda.

A criação desses cursos era uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. "O compromisso histórico com a expansão de oferta de cursos de licenciaturas foi reafirmado a partir de ofício do Consórcio e atestado pelo PDI  2024-2033 (Plano de Desenvolvimento Institucional)", completou a pró-reitora.

INGRESSO

As vagas para a UFABC, tanto para bacharelado como licenciatura, são feitas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;