Internacional Titulo
OMS considera Ásia mais bem preparada para enfrentar a gripe suína
Da AFP
27/04/2009 | 08:51
Compartilhar notícia


Os países asiáticos, que adotaram medidas rígidas durante a crise da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) em 2003, estão mais bem preparados que os outros para enfrentar os riscos de pandemia da gripe suína surgida no México, destacou a OMS (Organização Mundial da Saúde).

"A Ásia está mais bem preparada e em melhor posição que os outros", declarou Peter Cordingley, porta-voz da OMS em Manila para a região Oeste Pacífico.

"A crise de Sars em 2003 foi uma lição em matéria de mecanismos de vigilância e de controle da infecção".

O novo vírus pode voltar a sofrer uma mutação e se tornar um "problema grave", destacou Cordingley.

China e Hong Kong seguem traumatizadas com a crise da Sars em 2003, que surgiu na província chinesa de Guangdong em novembro de 2002 e matou 800 pessoas no mundo, 350 delas na China.

No mesmo ano, o vírus altamente patogênico da gripe aviária, H5N1, reapareceu na Ásia e matou mais de 250 pessoas principalmente no sudeste do continente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;