Política Titulo Saia justa
Com vice indefinido,
Aidan adia convenção

Governistas de Santo André reavaliam o presidente do
diretório tucano local, Ricardo Torres, que mora em SP

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/06/2012 | 07:57
Compartilhar notícia


Com a animosidade gerada pela indefinição do vice, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), decidiu ontem adiar a convenção partidária que ocorreria domingo. O ato passou para dia 30, prazo limite para a homologação da chapa majoritária. A residência em São Paulo do presidente do diretório tucano local, Ricardo Torres, que seria indicado para a dobrada, provocou desconforto na ala petebista pelo risco de sofrer impugnação da candidatura pela Justiça Eleitoral.

Ao lado da atual detentora do posto, Dinah Zekcer (PTB), Aidan esteve em reunião ontem, no Palácio dos Bandeirantes, com a alta cúpula tucana do Estado. O objetivo foi encontrar solução que satisfaça os dois lados. Enquanto Dinah briga para permanecer como vice, o tucanato condiciona o apoio ao PTB em troca da indicação do companheiro da chapa majoritária. Os governistas buscam ponto de convergência para evitar problema na aliança.

A agenda apertada do dirigente estadual do PTB, Campos Machado, foi a justificativa oficial para a transferência de data. Correligionários alegam que o líder petebista não poderia comparecer por conta de compromissos em outras convenções com candidatura própria espalhadas por São Paulo.

Para o vereador Ailton Lima (PTB), o "problema de tempo" de Campos acabará sendo benéfico ao partido por conseguir mais uma semana de negociações. "Esse adiamento dará condições de garimpar aliados e fechar a chapa de forma mais tranquila, sem atropelos Por isso, vejo que tende a ser favorável (o prazo), com desdobramentos positivos", sustentou o parlamentar.

O fato de Ricardo Torres não morar em Santo André deixou preocupada toda a cúpula do PTB. Torres reside no Itaim Bibi, em São Paulo, o que complica o registro da chapa governista, caso sofra ação. A moradia, de acordo com o dirigente, é somente funcional, pois eventualmente a utiliza. Ele disse que mora nos fundos da casa dos pais em Santo André.

Diante do possível entrave na Justiça por esse impasse, divulgado com exclusividade pelo Diário, Aidan repensa o acordo em acatar o presidente tucano na chapa.

O historiador Thiago Rocha, que se inscreveu nas prévias do PSDB, afirmou que caso Aidan ceda espaço para Torres, se tornará aliança frágil por morar fora da cidade. "Todo mundo que o conhece sabe que reside em São Paulo. É forasteiro e não merece ser vice, pois o próprio PTB tem nomes de mais viabilidade (eleitoral)." Segundo Rocha, é notório que uma pessoa casada, com renda mensal alta e ex-assessor do secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, não habita no fundo da casa dos pais. "É óbvio que ele mora no Itaim."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;