Cultura & Lazer Titulo
Teatro social
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
21/07/2006 | 08:48
Compartilhar notícia


Mais do que se preocupar com notas escolares, festas nos lugares badalados e conflitos familiares, há jovens que encontram no teatro ferramentas para lutar contra as injustiças sociais e as desigualdades. E, para ensinar os segredos das artes cênicas a quem nem sempre tem oportunidade de acesso à informação, o Grupo Teatro do Oprimido de Santo André, reuniu no Cesa Cata Preta 18 jovens da periferia, entre 14 e 19 anos, que estão envolvidos na montagem de três espetáculos.

Maria da Represa apresenta preocupações sociais e ecológicas por meio de um texto sobre a necessidade de preservação dos mananciais. Já Relatos de Origem fala da saga da população negra no Brasil e do racismo nas escolas.

Fragmentos de uma História aborda as relações entre pais e filhos, a partir das dificuldades vivenciadas por imigrantes nordestinos. Os ensaios acontecem as terças e quintas-feiras e estão abertos a todos os interessados.

“Trabalhamos também o circo e a dança contemporânea, que eles aprenderam durante uma oficina realizada no ano passado com a dançarina catalã Anna Montserrat”, afirma o coordenador do grupo, Armindo Pinto. Ainda segundo ele, atualmente a coreógrafa Lara Carolina colabora como voluntária do projeto. Lara desenvolve um trabalho de dança voluntário

“Acho que é uma coisa muito importante porque melhorou nosso jeito de ver as coisas. Mudou muito nossa vida. Eu, por exemplo, era um cara preconceituoso e depois passei a ver com mais detalhes a sociedade”, diz o estudante Maxsuel de Souza Silva, 17 anos. Ele também gosta de fazer aulas de trapézio, malabarismo e outras atividades circenses.

Legenda

Uma opção interessante e gratuita para quem quiser curtir produções teatrais, performances, apresentações de dança e shows da agenda paulistana é a quarta edição do projeto Amostra Grátis, organizado pela companhia teatral A Vaca Tossiu e o Centro Cultural da Juventude. As atividades são realizadas aos sábados, a partir das 16h, e aos domingos, a partir das 14h.

Neste sábado, a banda Central S.A. abre a programação, com sua mistura de rap, hardcore e nu-metal. Às 18h será a vez da Cia. Espaço Clássico São Paulo apresentar o espetáculo de dança Anna Karenina, sobre uma jovem da sociedade russa do século XIX.

4º Amostra Grátis – Shows, apresentações teatrais e espetáculos de dança. No Centro Cultural da Juventude – av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, São Paulo. Tel.: 3984-2466. Grátis.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;